É bastante comum que as pessoas venham até meus cursos, palestras e workshops buscando caminhos e informações sobre como ter sucesso no Marketing Digital. De uma forma ou de outra, todos que procuram essa jornada, esperam ter bons resultados.
Tendo atuado há mais de vinte anos nesse segmento, com a oportunidade de testemunhar a chegada, o boom, a consolidação e a queda de muitos recursos desse universo, posso lhe garantir uma coisa: sucesso no Marketing Digital não é milagre e nem depende de uma fórmula mágica.
Gosto bastante de uma frase do Biz Stone, um empreendedor e engenheiro de software norte-americano que lá atrás, junto a outros amigos, trabalharam em uma ideia que viria a se transformar no revolucionário Twitter (hoje chamado apenas X, sob a gestão do novo proprietário, Elon Musk).
Sua citação é muito pertinente: “Uma década de tentativas, esperança e trabalho duro podem transformar você em um sucesso da noite para o dia’”.
Comunicar para quem interessa
Apesar de tantas novas tecnologias, momentos, tendências, termos e organizações nesse mercado, eu ainda acredito que é fundamental voltar às origens e à essência do que considero ser a melhor estratégia nesse assunto. Marketing é sobre comunicar o valor que você agrega para pessoas que são seus clientes em potencial.
Simples assim. O que não significa que seja fácil.
Nos últimos tempos, com todo esse advento da tecnologia e da descentralização de mensagens, atingir esse objetivo tem se tornado um desafio cada vez maior. Casos recente de sucesso extremo estão ligados a fazer negócios de forma única, inovadora, de uma maneira que os demais players não estão fazendo.
Essa observação apenas reforça o título deste artigo. Trata-se de um panorama complexo que se distancia, cada vez mais, da possibilidade de palavras como milagre, varinha mágica, do dia para a noite, instantâneo, em 24 horas etc.
Apesar de serem recursos válidos e estabelecidos na comunicação, não acredite 100%, nem deposite todo potencial de seu negócio nesses gatilhos emocionais.
Marketing Digital não é ostentação
Em 2020 escrevi um texto sobre uma tendência ao desapego, viver sem carro, por exemplo, e acreditar em caminhos para a economia compartilhada.
Uma breve passagem por redes sociais como o Instagram e o Tik Tok – em menor escala, até mesmo o Linkedin –, é possível notar que esse conceito esteja passando longe (bem longe).
Quando se fala em Marketing Digital, Estratégia de Marketing, Agência de Marketing, Redes Sociais, Copywriting, Gestão de Tráfego e outros temas que estão ligados a esse ecossistema, muitas vezes esses quesitos estão acompanhados de conceitos de ostentação e consumismo.
É cada vez mais comum lives transmitidas em grandes sacadas de apartamentos luxuosos, casas de campo estonteantes e, até mesmo, interiores de carrões com banco de couro e teto solar. Viagens, mansões, Ferraris, estrelados restaurantes, roupas de grife etc.
Há nas mensagens transmitidas em vídeos e posts, muito mais que pilares estratégicos, mas uma outra conotação: “veja tudo o que consegui com o Marketing Digital, agora é a sua vez”. E as pessoas que seguem essas “fórmulas mágicas” acabam percebendo depois o quanto foram ludibriadas.
Verdadeiros líderes
Veja bem, não estou aqui tentando desmerecer ou apontar de forma negativa a figura do coach. Os trabalhos desenvolvidos e estimulados por meio de mentorias são, sim, válidos e comprovadamente eficientes, por conta da proximidade e da imersão que propõem.
No entanto, o termo coach não pode ser banalizado. A hiper exposição e o gigantesco número de seguidores pode ser um terreno propício para a propagação de fórmulas prontas, clichês e uma série de conceitos que dizem mais sobre a retórica em si do que os resultados.
Toda a estrutura montada, de áudio, vídeo, maquiagem, figurino, parecem ter um único objetivo: a venda de cursos e formações, divulgadas para que as pessoas, sozinhas, estudando de casa, alcancem o mesmo patamar altíssimo que os “especialistas” hoje ocupam.
Work, work, work
Quer ter sucesso no Marketing Digital? Trabalhe nesse objetivo.
Não há como fugir da equação, é preciso colocar a mão na massa, entender o core business em sua essência, reconhecer pontos fortes, fraquezas, riscos e oportunidades – e essas análises não conseguem ser feitas em um vídeo curto de dez minutos.
O que temos visto no mundo corporativo, nos dias de hoje – e o que vem apresentando o melhor retorno –, é ter objetivos e metas definidos. A partir daí, buscar um olhar que pode ser externo ao seu dia a dia, vindo de uma agência, uma consultoria etc.
Então é chegada a hora de um diagnóstico, detalhado e realista. Não é uma receita de bolo, é um espelho da realidade e das características que deverão ser trabalhadas.
Aqui destaco a importância de se acompanhar as métricas. As vantagens de um trabalho de Data Analytics são inúmeras. Significa não rodar às cegas, jogando mensagens ao vento. É pavimentar um caminho para que a estratégia de Marketing Digital possa prosperar.
Outra coisa primordial? Quer sucesso no digital? Então é preciso aparecer quando as pessoas buscarem por seu serviço. Aí entram os recursos e técnicas de Search Engine Optimization (SEO) em tudo o que for feito, das campanhas de divulgação ao site da marca, passando pelas redes sociais, entre tantos outros ambientes.
E isso é só o começo, acredite!
Vamos falar sobre estratégia em Marketing Digital?
Foi com muita honra que aceitei o convite para participar do evento Marketing Elevation Summit, um evento focado na formação de lideranças nesse segmento. Serão quatro noites com transmissões de 16 palestras – online e ao vivo, entre os dias 28 e 31 de agosto de 2023.
Eu falo na quarta-feira dia 30, com o tema: Marketing Digital: menos fórmulas mágicas, mais estratégia!
Fica o convite para essa troca muito interessante, sobre um assunto onde não há milagres. Clique aqui para ter mais informações e para garantir a sua inscrição.