O Planejamento Estratégico de Marketing Digital possui várias funções dentro de uma empresa. Ele é indispensável para idealizarmos e alcançarmos objetivos de forma coerente e organizada, confira!
Planejamento Estratégico de Marketing Digital é, acima de tudo, uma excelente forma de sair dos achismos que sempre rondam as áreas de marketing. Ele é uma ferramenta essencial para que as empresas possam encarar o mercado com uma visão realista e objetiva. Por trás de um bom planejamento estratégico está a ideia de criar um caminho como guia para atingir as metas e os objetivos definidos pela empresa. Entre as estratégias há inúmeras ferramentas para aplicar na definição de um planejamento, no entanto, nem todas se adequam a qualquer empresa.
O planejamento estratégico tem o potencial de desenvolver uma visão de médio e longo prazo para auxiliar no crescimento dos negócios, de modo que seja possível responder às oportunidades e aos desafios, além de ajudar a criar diferenciais competitivos no mercado.
Plano de negócios x Planejamento estratégico de marketing digital:
É importante esclarecer que um plano de negócios é diferente de um planejamento estratégico.
PLANO DE NEGÓCIOS:
Estuda a viabilidade, normalmente financeira, e o potencial de sucesso da empresa, orientando os colaboradores no desenvolvimento de uma ideia no curto prazo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL:
identifica as etapas ou ações que a empresa vai seguir para chegar aos objetivos que definiu.
Benefícios do planejamento:
- Organiza roteiro de ações da empresa;
- Orienta os negócios para desafios do mercado;
- Estabelece direção para metas e objetivos;
- Auxilia no foco dos esforços necessários;
- Serve como diagnóstico e suporte para identificar forças e fraquezas da empresa em relação ao mercado e concorrentes nas plataformas digitais.
Desse modo, é possível implantar ações que realmente gerem engajamento e que podem trazer vendas para a companhia.
Existem várias maneiras de desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital:
O primeiro passo é definir uma metodologia que se encaixe com sua empresa. Você também pode contar com a ajuda de uma consultoria externa que saberá te indicar a metodologia mais completa e adequada para o seu tipo de planejamento. Mas independentemente da metodologia é necessário investir tempo em entender o ecossistema digital e seu funcionamento, para que traga resultados reais.
É importante estabelecer um cronograma para a execução das ações definidas. Envolva pessoas de diferentes áreas da empresa e facilite a comunicação entre os grupos para criar uma sinergia no trabalho.
Partindo da estratégia já definida pela companhia para os seus negócios, o plano digital vai enfatizar as vantagens competitivas que diferenciarão uma empresa da outra. É também no momento da elaboração da estratégia de marketing digital que são definidos os objetivos, ou seja, onde a empresa deseja chegar com essas ações que serão implementadas.
Todo planejamento usa algumas ferramentas na sua elaboração, levando em consideração diversas questões, como inteligência de mercado, performance, gerenciamento de projetos, gerenciamento eletrônico de documentos etc. No plano de marketing digital não é diferente. Utilizamos ferramentas como SEMRush, para entender como a empresa está nas plataformas de buscas, por exemplo.
Sobre o planejamento estratégico:
É importante entender que não existe uma fórmula mágica ou uma estratégia específica para o seu negócio. Um planejamento de marketing digital bem elaborado, no qual você conhece seu público-alvo e sabe onde deseja chegar, é essencial para suas ações nos canais digitais trazerem os resultados esperados.
Para isso, você pode buscar a orientação de uma consultoria especializada. Na Digitalents, um hub especializado em estratégia digital, você vai encontrar uma equipe completa que vai saber identificar as necessidades do seu negócio e definir a melhor forma para começar a criar o planejamento estratégico do seu negócio.
Você pode se especializar em estratégias digitais e alavancar sua carreira!
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