O TikTok é uma rede social que tem um conceito simples: vídeos curtos de até trinta segundos. Isso acaba atraindo um público muito engajado formado, principalmente, por jovens de 16 a 24 anos.
Segundo relatório de tendências da consultoria Hootsuite, em 2021, a rede social possuía 689 milhões de usuários. Por conta disso, o TikTok virou uma oportunidade para as empresas melhorarem o posicionamento e conseguirem uma vantagem competitiva no mercado.
Essas características por si só proporcionam a oportunidade de alavancagem de vendas para os negócios que buscam uma abordagem diferente de comunicação na rede social.
Como aproveitar o marketing no TikTok para os negócios
– Manter a espontaneidade
Conteúdo de empresa não pode ser um anúncio de produto ou serviço. Da mesma forma, o perfil social não é uma vitrine comercial. Por isso, não confunda os perfis nas redes sociais, pois não é isso que os usuários buscam no TikTok.
– Conteúdo com qualidade
Para estar na rede social é necessário pensar e oferecer conteúdo com qualidade que proporcione entretenimento para os seus seguidores, afinal, essa é a proposta da plataforma. Opte por vídeos do dia a dia, busque mostrar os processos da empresa que sejam interessantes para seus seguidores, há opções também de gerar conteúdo por meio de desafios, estimulando atividades. Sempre pense no que seria interessante para o seu seguidor. É extremamente importante que a empresa esteja antenada na mesma linha de pensamento dos usuários.
– Criação de conteúdo
Criar conteúdo viral não é simples, mas o TikTok pode ajudar com recursos que são acessíveis para qualquer pessoa. Procure analisar o que pode ser de extrema importância ou interesse de sua audiência, dentro do segmento que vai gerar relevância dentro do seu negócio. Invista na criatividade, com conteúdo espontâneos e divertidos, que acabam sendo mais populares na plataforma. Lembre-se que a rede social é um canal de entretenimento e não publicitário.
– Parcerias
Essa é uma excelente maneira de promover o perfil do seu negócio. Atualmente, as parcerias por meio de influenciadores é uma alternativa rentável e que gera tráfego para o seu perfil. O TikTok criou nova onda com os influenciadores. Essas pessoas são uma boa conexão com seus clientes, pois podem sugerir produtos e serviços para os seguidores, gerando reconhecimento para a marca. No entanto, é preciso escolher os influenciadores que tenham o perfil do seu negócio, pois serão pessoas que vão representar os valores da sua marca na rede social.
– Frequência de postagem
Manter a frequência de conteúdo relevante é um desafio para os usuários da plataforma. Porém, é necessário. O TikTok é uma rede muito dinâmica. A postagem do dia anterior pode ser engolida pela plataforma rapidamente. Nesse caso, o planejamento é fundamental.
Crie um cronograma de postagem, com pelo menos um vídeo por dia. Cuidado para não se perder na necessidade de postar vídeos e acabar gravando materiais sem relevância para sua audiência. Avalie tendências do momento e busque encaixar sua marca.