11 Práticas de marketing realizadas pelos Operadores de Turismo de Sucesso

11 Práticas de marketing realizadas pelos Operadores de Turismo de Sucesso

1. Trabalhar focado no seu negócio

 Empresas de turismo de sucesso, especialmente aquelas que são proprietárias ou operadoras investem tempo trabalhando nos seus próprios negócios e não apenas cuidando de seus clientes/hóspedes. Eles reservam tempo para: 

  • Desenvolver e revisar seu plano de marketing. Eles sabem para onde estão indo e como chegarão lá e depois fazem com que aconteça e ajustam seus objetivos conforme necessário.
  • Criar e gerenciar uma equipe (ou contratados externos) para oferecer sua visão e um produto incrível.
  • Construir um relacionamento pessoal com influenciadores (ver ponto 10).
  • Sistematizar tarefas operacionais (uso de ferramentas de automação).

2.  Conhecer seus clientes ideais

  • Concentram-se apenas na atração de clientes ideais mais lucrativos. 
  • Não tentam ser tudo para todas as pessoas. 
  • Podem descrever exatamente quem é o Cliente Ideal (ou são) 
  • Eles podem dizer em que estão interessados, como as experiências de turismo atendem às suas necessidades, o que valorizam, onde passam o tempo online e offline, quais são seus valores, quais são seus desafios. 
  • Usam seus clientes ideais como uma lente para o desenvolvimento de seus produtos, orientando o restante de suas decisões de marketing. 
  • Desenvolvem seu produto com base nas necessidades atuais e futuras de seus clientes ideais. 

3. Não competir em preço

  • As empresas de turismo mais bem-sucedidas costumam ser mais caras do que seus concorrentes em sua categoria de produtos.
  • Eles podem cobrar mais, pois sua experiência em turismo é exatamente o que seus clientes ideais estão procurando (ou não sabiam que estavam procurando!) E excedendo as expectativas de seus clientes.
  • Eles alcançam preços premium comunicando claramente qual valor eles podem oferecer a seus clientes ideais, que tipo de experiência eles podem esperar e o que os torna únicos frente a todos os outros concorrentes. 
  • Eles mostram isso aos clientes por meio de depoimentos felizes, ótimas fotos e marcas claras e consistentes.

4. Focar em clientes de reserva direta 

  • Eles sabem que seus maiores lucros vêm de clientes que fazem reservas diretas, não daqueles que fazem reservas através de um distribuidor de terceiros.
  • Eles se concentram na criação de um banco de dados de e-mail, no compartilhamento de conteúdo relevante nas mídias sociais, no e-mail e no investimento em um site com reservas on-line, visualmente inspirador, otimizado para SEO e mobile.
  • Eles SOMENTE trabalham com parceiros de distribuição de viagens, como atacadistas, agentes de viagens de entrada e on-line, se tiverem uma grande quantidade de unidades para vender em seus negócios e / ou estiverem alinhados com a forma como seus clientes ideais preferem comprar suas experiências de viagem.

5. Entender o que influencia seus clientes

  • Eles sabem que o marketing mais poderoso é o que os outros dizem sobre eles e que a maneira mais fácil de criar boca-a-boca positivo em torno de seus negócios é oferecer um produto que seus clientes ideais amem e elogiem.
  • Têm valores de marca claros e sempre cumprem sua promessa aos clientes.
  • Incentivam seus clientes satisfeitos a se tornarem advogados deles nos sites apropriados para isso, assim como nas mídias sociais.
  • Eles consideram pagar por publicidade quando for altamente direcionada aos seus clientes ideais.

6. Oferecer uma experiência excepcional

  • Eles sabem que, oferecendo uma experiência excepcional que atenda ou exceda as necessidades de seu Cliente Ideal, terão um exército de clientes satisfeitos como parte de sua equipe de marketing para ajudar a reduzir a sobrecarga de decisões dos novos consumidores.
  • Além de oferecer uma experiência incrível, também sabem como ajudar a criar um planejamento antes da viagem e a alavancar depoimentos surpreendentes dos seus clientes satisfeitos após a viagem.

7. Dispostos a dizer “não”

  • Diariamente, as empresas de turismo são abordadas com uma grande e nova “oportunidade de marketing”. Novas plataformas de distribuição de sites, oportunidades de publicidade paga (revista, impressa, online), especialistas em otimização de mecanismos de busca, entre outras.
  • Empresas de sucesso dizem não a essas oportunidades com satisfação, a menos que estejam totalmente alinhadas com a atração de clientes ideais para seus negócios e influenciem a jornada de compra desse cliente.

8. São comprometidos com a criação de conteúdo

  • Veem o valor que a criação de conteúdo pode ter para atrair clientes  ideais para seus negócios.
  • Eles estão comprometidos com a criação e o compartilhamento regulares de conteúdo nos canais digitais em que o Cliente Ideal se encontra.
  • Eles estão compartilhando histórias visuais nas mídias sociais e no blog de seu site e estão vendo melhores resultados de SEO, engajamento nas mídias sociais e, finalmente, um aumento nas consultas e reservas de clientes.
  • Prover conteúdo crível passa a ser fundamental e uma ótima oportunidade para os players. E entenda-se conteúdo hoje por vídeos e fotos, não somente textos. E em que plataformas: Facebook para todos e Instagram/Youtube para mais jovens.
  • E com o crescimento das buscas e comandos por voz, as empresas devem repensar diversas estratégias de como se posicionar  nas ferramentas de buscas, como o Google, por exemplo.

9. Investem no seu website 

  • Eles veem que o site é a peça central de seu sucesso nos negócios e estão dispostos a investir regularmente para mantê-lo atualizado.
  • Eles sabem que esse é o seu agente de reservas 24 horas por dia, sete dias por semana. O tempo e o valor investido nele com certeza trarão resultados de volta.
  • Eles investem tempo em  otimizá-lo para pesquisa, criando conteúdo para o blog e trabalhando com equipes para manter o site otimizado (inclusive para smartphones) e com bom desempenho. Pois não é questão de ser mobile first, e sim, consumer first.

10. Investem em dados com inteligência

  • As empresas devem investir em dados, como histórico de clientes, suas preferências, suas dificuldades (ex.: com a alimentação, com a cultura, com a religião, etc…) e cruzar isso com os próximos destinos… sejam esses trazidos pelos clientes ou indicados pelas operadoras, justamente com base no cruzamento desses e outros dados, como aquelas indicações no ecommerce: quem viu isso também busca aquilo!
  • De forma básica, nada mirabolante. Para isso, um bom sistema de CRM e de automação de marketing já ajudam!
  • Isso impactará outro ponto fundamental:  a empresa se aproximar do seu cliente levando conteúdo alinhado com suas demandas, bem como de confiabilidade… tendo em vista que uma das frustrações manifestadas em pesquisas é justamente sobre a veracidade de muitas informações.

11. Crie relacionamentos com influenciadores

  • Eles constroem relacionamentos com parceiros que influenciam seus clientes ideais.
  • Isso pode incluir o Centro de Informações ao Visitante local, as Organizações de Marketing de Destino, Conselhos da Indústria de Turismo, outros Negócios de Turismo e organizações relevantes de Comércio e Mídia.
  • A partir daí, eles aproveitam todas as oportunidades que surgem desses parceiros.
  • Alem disso interagem de forma positiva com os influencers digitais, que cada vez tem mais atuação no mundo do turismo.

Para concluirmos, não adianta a empresa pensar nas inúmeras novas tecnologias, tais como IA (Inteligencia artificial), VR (realidade virtual), Big Data, Cloud, etc… se ela não está fazendo, sequer, o básico, que é conhecer e se relacionar adequadamente com o seu cliente e para isso, o negócio é usar o velho e  bom Marketing, mas num novo modelo, que é o digital!

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.