Em um cenário de competitividade para as empresas, manter o sucesso de qualquer negócio é um desafio que requer habilidades e que precisa de uma consultoria em marketing digital. Nesse contexto, é necessário se dedicar aos resultados, seja financeiros ou de campanhas. Sem as métricas de desempenho, para fazer uma análise de marketing digital, não há como descobrir de qual forma o público reage a determinadas ações. Na ausência dessa medição, não é possível saber o que está dando certo ou errado e o que é preciso fazer para corrigir possíveis falhas. Atualmente, as empresas investem em diversas estratégias de marketing digital e, sem esses resultados mensurados, é possível que os investimentos sejam em vão dependendo da situação. Os indicadores irão auxiliar na tomada de decisão.
A seguir, acompanhe dez métricas que podem ajudar a mensurar os resultados da sua empresa.
1. Ranking de buscas
É importante avaliar as estratégias de SEO que podem ser observadas no médio a longo prazo. Para isso, é necessário criar conteúdo de qualidade que irão favorecer no rankeamento da empresa. Saber identificar essa métrica é importante para aprimorar os resultados e desenvolver os conteúdos de acordo com o que o público-alvo busca.
2. Fontes de tráfego
Identificar a origem do visitante até ele chegar ao seu site é uma estratégia necessária para redefinir as campanhas e concentrar os investimentos. As ferramentas disponíveis fornecem esses dados que podem ser muito valiosos se bem trabalhados em favor dos negócios.
3. Taxa de conversão
Com uma análise de dados dedicada é possível fazer um monitoramento da taxa de conversão que é valiosa para o sucesso de qualquer campanha. Saber quantos visitantes se tornaram leads ou que realmente compraram indicam aspectos importantes das campanhas desenvolvidas.
4. Retenção de clientes
A maioria das empresas pode medir a taxa de retenção de clientes e, assim, calcular a quantidade de consumidores que retornam ao site para comprar novamente. A taxa de retenção pode indicar a situação de um produto/serviço diante dos clientes, sendo um indicativo de aceitação ou não. Ela também ajudará a medir o ticket médio de cada comprador.
5. Ticket médio
Atender a demanda de consumidores pode ajudar a aumentar o ticket médio que cada cliente gasta na empresa por compra. Essa é uma métrica de desempenho necessária para os negócios, uma vez, que com o ticket médio, será possível definir a saúde financeira da empresa e pensar no longo prazo.
6. Retorno sobre investimentos
É um dos fatores mais importantes de um negócio, pois demonstra toda a sua rentabilidade e ajuda a saber com precisão a eficiência dos investimentos. O ROI fornece o resultado final de cada campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas.
7. Custo por lead
Outra métrica de desempenho importante para os negócios é descobrir o custo para adquirir novos clientes. Ele pode ser obtido a partir dos gastos envolvidos nas campanhas para atrair leads em um período específico. O resultado pode indicar uma visão sobre as campanhas de marketing digital no período.
8. Custo por clique
É um indicador usado em análise de dados de campanhas de mídias pagas, que apresenta qual o valor médio investido para cada clique recebido no site em um anúncio.
9. Abertura de e-mail
As campanhas de e-mail são estratégias muito utilizadas por empresas. Conhecer a aceitação e a taxa de abertura dos e-mails são necessárias para regular as campanhas e descobrir a quantidade de clientes interessados nas mensagens.
10. NPS
O Net Promoter Score é uma métrica simples que ajuda a desvendar a opinião dos clientes a respeito da marca/negócio. Com um questionário encaminhado em momento adequado, os clientes podem responder a avaliação da empresa com uma nota de 0 a 10. Essa métrica é muito utilizada por aplicativos e e-commerces. O resultado irá indicar os clientes satisfeitos, que podem promover o seu negócio, os neutros e aqueles insatisfeitos. É uma maneira eficiente de corrigir eventuais falhas.