O-protagonismo-das-mulheres-na-transformacao-digital

O protagonismo das mulheres na transformação digital

Mulheres na transformação digital: os resultados nas empresas com mulheres na liderança podem ser até 48% superiores

As empresas ao redor do mundo estão avançando na transformação digital em um mercado cada vez mais disruptivo. Nesse cenário, as mulheres podem e devem assumir o protagonismo para liderar essas mudanças, criando oportunidades, experiências e inovação. As competências que formam o perfil feminino estão contribuindo com esse dinamismo do novo mercado corporativo.

A força feminina em cargos de liderança:

Seja em cargos de liderança ou em outros departamentos das empresas, a força feminina tem feito a diferença nas ações para a transformação digital e cultural das organizações. Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que organizações com mais mulheres na liderança tem resultado operacional 48% superior àquelas com predomínio de homens. Essa diversidade é fundamental para alavancar a performance, aumentando a lucratividade e a criação de valor no longo prazo.

Essa percepção ao longo dos anos elevou a ocupação de cargos de alta gestão por mulheres, atingindo mais de 30% das empresas, segundo a pesquisa Women in Business 2021.

No entanto, o estudo também mostrou que, apesar do forte vínculo entre diversidade e sucesso corporativo, as mulheres continuam sub-representadas nas posições de liderança. Isso aponta para a urgência de tomar medidas para promover a diversidade no ambiente de trabalho. Afinal, a pesquisa mostra evidências de melhor desempenho financeiro entre organizações com mais mulheres ocupando cargos executivos, bem como, os benefícios econômicos mais amplos, ao garantir que as mulheres possam romper essa barreira velada para adotarem um mindset digital e colaborativo nas empresas.

Esse é um tema recorrente e necessário para acompanhar as rápidas transformações do mercado digital impulsionadas pela tecnologia. A área, aliás, é um campo cronicamente dominado por homens, apesar das mulheres representarem quase metade da força de trabalho.

Promovendo mulheres na tecnologia:

mulheres na transformação digital

Essa ação têm um impacto positivo nas demandas por inovação ao liderar processos cada vez mais ágeis e flexíveis para atender às necessidades dos setores. Em uma organização com a cultura machista, as dificuldades para as mulheres ascenderem profissionalmente são maiores. Mudar essa visão é um facilitador que vai contribuir com a cultura da diversidade empresarial.

A presença feminina no processo de transformação digital:

Elas podem potencializar as ações para uma mudança cultural. Um dos aspectos mais importantes nisso é a colaboração entre as equipes. Diante desse obstáculo, o olhar humanizado, a empatia, a adaptabilidade e a criatividade na resolução de problemas, entre outras características femininas consideradas soft skills, são entendidas pelo mercado como primordiais em uma liderança proporcionando mais engajamento com o passar dos anos.

A pandemia, além de acelerar o processo de transformação digital das empresas, também revelou a oportunidade para que as mulheres possam assumir o protagonismo contrapondo um cenário até então com skills masculinas. Com isso, a representatividade e a liderança feminina vieram à tona para os diferentes contextos do mercado de trabalho. Assumir as disparidades e incentivar esforços é um facilitador para criar uma empresa mais diversa e com igualdade de gêneros. É importante saber que, independentemente do interesse, talento e qualificação de cada uma, o mercado digital está aberto para o protagonismo das mulheres.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.

Marketing Digital Avançado

Estude na ESPM e seja um profissional de alta performance.