outsourcing

O significado de outsourcing de marketing digital na indústria automotiva

A aplicação prática do significado de outsourcing nem sempre é fácil de ser explicada. Uma forma eficiente desse tipo de interação está na exploração de cases de sucesso, como nesse que vamos apresentar sobre marketing digital na indústria automotiva.

Quando me perguntam sobre outsourcing, suas vantagens e possibilidades de aplicação, quase sempre recorro a exemplos que pude vivenciar, pois é possível detalhar, mostrar as dores apresentadas e os progressos em cada etapa desse processo.

Entender esse tipo de jornada pode, literalmente, abrir novos caminhos para o crescimento de segmentos específicos em seu campo de atuação.

É sobre isso que quero falar hoje, sobre como o outsourcing vem transformando a realidade de corporações inteiras – e se consolidando ano a ano como tendência mundial.

Para se ter uma ideia desses números, uma pesquisa conduzida pela Technavio mostra que, desde a pandemia da Covid-19, os números do setor de outsourcing vêm crescendo acima de 3,5% a cada ano.

O que é outsourcing

Em linhas gerais, falar no significado de outsourcing significa abrir espaço para a terceirização de determinada função de uma empresa.

Aqui é importante delimitar a diferença, por exemplo, do chamado Business Process Outsourcing (BPO), que compreende terceirizar áreas e departamentos inteiros de um negócio.

É uma tendência onde as companhias focam no seu core business, enquanto que outras atividades paralelas e secundárias da organização passam a ser conduzidas por um time contratado.

Como já disse anteriormente, é um conceito que acompanha uma onda mundial, em constante crescimento, apesar de ainda encontrar barreiras por parte de alguns gestores. Principalmente, aqueles que conduzem em uma toada mais conservadora.

Para eles, é muito comum entender o processo de outsourcing como uma assessoria ou, mesmo, uma consultoria.

Para eles, é muito comum entender o processo de outsourcing como uma assessoria ou, mesmo, uma consultoria. Não é isso: o outsourcing traz mais expertise para funções que demandam conhecimento, habilidade e experiência profissional.

Essa ação possibilita otimizar projetos, sem a necessidade de contratação de novos colaboradores ou, então, a mobilização de recursos humanos.

Case: outsourcing em marketing digital na indústria automotiva  

Eu e meu time fomos procurados por um cliente que, por questões contratuais, não vou revelar sua identificação, mas trata-se de uma fabricante automotiva multinacional.

Essa montadora de grande porte estava com um problema e buscava uma solução pontual para refazer o planejamento e a gestão de seus projetos digitais.

A questão que impedia esse procedimento era o fato de a empresa já ter atingido o limite de seu headcount, termo de Recursos Humanos (RH) que representa o número de pessoas contratadas por aquela instituição.

Nesse caso, oferecemos a eles o serviço de outsourcing como um caminho estratégico, com o objetivo de viabilizar as metas estabelecidas pelo cliente – a solução de um gestor digital externo, com toda a bagagem e expertise necessárias para a missão.

A Digitalents em ação

O primeiro passo foi entender a complexidade do que vinha sendo solicitado por essa grande montadora e, a partir daí, colocar o time da Digitalents, agência a qual sou CEO, para compreender e executar a gestão de projetos na parceria.

O cumprimento dos prazos só foi possível com a iniciativa do outsourcing, que garantiu celeridade às etapas e entregou um resultado de qualidade.

Extensão da equipe do cliente

Um dos pontos centrais do significado de outsourcing, quando se fala em uma entrega de qualidade, é essa capacidade de assimilar os processos, a visão, os valores e o comprometimento que o parceiro transmite.

Essa interação foi fundamental para que a equipe Digitalents se convertesse em uma extensão confiável do time do cliente, proporcionando dois eixos fundamentais:

  • comunicação fluida;
  • colaboração eficaz.

Resultados: pontos de destaque

Com os objetivos e metas colocados no centro do processo, o serviço de outsourcing aplicado junto à montadora possibilitou alguns pontos centrais, que destaco:

  • Cumprimento rigoroso dos prazos e metas estabelecidos.
  • Excelência na comunicação e na coordenação entre as partes envolvidas.
  • Flexibilidade e capacidade de adaptação a desafios e mudanças ao longo do projeto
  • Reconhecimento e feedback positivo por parte do cliente em relação ao nosso trabalho e ao impacto do projeto em seus objetivos estratégicos.

A experiência foi positiva para as partes envolvidas e, inclusive, recebemos um feedback muito importante, como podemos ver nesse depoimento que selecionei vindo de uma das executivas da montadora.

“A Digitalents é uma parceira estratégica para o desenvolvimento digital da nossa empresa, gerenciando os projetos e iniciativas da área que impactam diretamente no resultado do negócio. Também suporta na interface com os diversos fornecedores digitais da empresa, conduzindo processos de maneira transparente e com alto nível de profissionalismo”, ressalta.

E você? Gostaria de entender um pouco mais como funciona o significado de outsourcing aplicado no seu modelo de negócio?

Nosso time está pronto para conhecer cada etapa de sua área de atuação, para propor uma atuação estratégica na condução de etapas secundárias de sua operação.

Assim, é possível ter um planejamento sólido e eficaz em marketing digital e outros processos, enquanto a força de trabalho de sua equipe pode ficar focada na realização das entregas do seu core business.

Vamos conversar? Clique aqui.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.