Os desafios na implantação da logística 4.0

Os desafios na implantação da logística 4.0

Você já parou para pensar na complexidade que envolve um processo logístico desde o momento em que você usa seu smartphone para comprar um produto até que ele chegue em sua casa? Provavelmente não, mas já ficou impressionado com a rapidez da entrega ou muito decepcionado com a demora. Pois bem, todo esse processo envolve a logística, que tem sido impactada por processos de automação que engloba o emprego de novas tecnologias, em um mercado conhecido como Logística 4.0. 

Durante a pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar para dar conta da demanda e, sem dúvida, a tecnologia aparece como uma forte aliada desse processo.

O que percebemos nos últimos anos, antes da pandemia acelerar todos os processos, foi um aumento na demanda por ferramentas que automatizassem todo esse trabalho logístico. O uso de Big Data, IoT (Internet das Coisas), Cloud Computing provocou uma transformação nos processos, tornando os serviços mais ágeis.

Dentro dessa cadeia, aplicar novas ferramentas para aprimorar o processamento de informações e agilizar o tempo, evitando os erros, se tornaram fundamentais dentro de qualquer empresa que atua nessa área. 

Com a IoT, o monitoramento das informações em tempo real virou uma necessidade que pode ser aplicada em diferentes áreas do setor, a fim de prevenir perdas, agilizar os processos, acompanhar as informações de rastreio, etc. 

Esses serviços geram um enorme volume de dados que por meio do Big Data é possível capturar, armazenar e analisar uma quantidade gigante de informações que irão auxiliar sua empresa no processo logístico. 

O Big Data aliado à IoT, tem o poder reduzir as falhas e eliminar os riscos de perdas durante o processo logístico, com controle de fraudes, com informações em tempo real sobre deslocamento, rotas ou outras mudanças estruturais. Essas informações dão mais confiabilidade ao negócio e são valiosas para parceiros comerciais. Com Business Intelligence, a disponibilização desses dados estruturados favorecem a tomada de decisão dos gestores, por meio da qual é possível identificar todo panorama das atividades que farão a diferença nos negócios.

Essas ferramentas que compõem a Logística 4.0 já fazem parte da rotina das empresas que estão de olho em um mercado disruptivo. Para aquelas que ainda estão no processo de implantação, é fundamental um planejamento robusto que engloba todos os setores da empresa para identificar qual será o impacto na rotina dos negócios.

Promover uma mudança desse nível irá modificar a estrutura dentro da organização. Com isso, um dos principais desafios é a transformação cultural para que as novas tecnologias sejam adaptadas à rotina dos processos, o que pode levar um certo tempo até que funcione. Nesse aspecto também é fundamental a capacitação dos trabalhadores de modo que todos fiquem familiarizados com as mudanças. Fora isso, a empresa poderá contar com novos colaboradores já preparados para esse mercado em funções específicas, por isso, é importante ficar de olho em profissionais criativos, flexíveis e multidisciplinares que irão se adaptar às novas tecnologias propostas pela Logística 4.0.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.