As redes sociais exercem um papel fundamental na aquisição e fidelização de clientes, já que elas são responsáveis por boa parte do relacionamento travado entre empresa e audiência na internet. Como o número de usuários das redes sociais aumenta a cada dia, essa tendência se intensifica e exige das empresas uma postura bastante profissional para transformar esses canais de comunicação em aliados na hora de alavancar os negócios.
A proposta deste post é mostrar como as redes sociais contribuem para a aquisição de clientes e também no processo de fidelização que se segue após a primeira compra. Aguardo seus comentários ao final!
SAC 2.0 e o atendimento nas redes sociais
Faz tempo que o atendimento ao cliente migrou dos canais tradicionais, como 0800 e e-mail para plataformas mais dinâmicas, como os chats, por exemplo. Mas essa estratégia ainda não foi suficiente e hoje as redes sociais funcionam como canais eficazes de esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Basta o cliente deixar sua mensagem na página da empresa e esperar o resultado. Se a empresa consegue atender às expectativas dos usuários e promover um bom atendimento nessas plataformas, a fidelização estará em um bom caminho.
Envolvimento para além do comercial
A tentativa de fazer das redes sociais plataformas de vendas em complemento ao e-commerce somente será bem aceita pelo público, se as marcas investirem pesadamente em relacionamento, estimulando o envolvimento dos seguidores e criando conexões emocionais, que garantam a fidelização de clientes pela afinidade. A conversão de leads deve acontecer no site do e-commerce, onde a proposta é clara e só chegam visitantes realmente interessados na compra.
Conhecimento do público e das suas necessidades
Para promover maior aquisição de clientes a empresa precisa conhecer a fundo o seu público, identificar hábitos e comportamentos de compra, bem como necessidades e expectativas. As redes sociais são excelentes fontes desse conhecimento, pois esses hábitos, comportamentos, necessidades e expectativas estão refletidos nas ações que os usuários tomam, nos comentários que realizam, nos compartilhamentos e curtidas que dão.
Ações de motivação e engajamento
Se você pretende aumentar a aquisição de clientes e fomentar a fidelização dos já existentes, pode usar as redes sociais como canais para direcionar promoções, sorteios e eventos que atraiam a atenção das pessoas e as motivem a se envolverem mais com a sua empresa, direcionando o tráfego gerado para outras plataformas, como site, blog e landing pages, que cuidarão da sua conversão.
Qualificação de leads para conversões mais eficazes
Os conteúdos que você compartilha nas redes sociais servem para educar, informar e entreter sua audiência, preparando-a para se converter em clientes. À medida que você posta conteúdos diversificados, preparados para os diferentes estágios do seu funil de vendas, você está nutrindo e qualificando esses leads para o próximo passo, quer seja uma compra direta, a assinatura de uma newsletter ou ainda o pedido de um teste gratuito para a sua ferramenta.
A fidelização de clientes é um investimento de longo prazo e exige que você esteja disposto a ouvir a sua audiência, transformando todo o conhecimento adquirido a partir dessas interações em estratégias para aquisição de clientes mais bem preparados para se relacionarem com a sua marca. Dessa forma, as redes sociais exercem o papel essencial de conectar sua empresa aos seus clientes e fornecer os insights necessários para que você possa se relacionar com mais qualidade e assim desenvolver melhores oportunidades de negócios.
Por Sandra Turchi