Para terminar o ano de 2019 6 livros de marketing digital em 6 meses

Para terminar o ano de 2019: 6 livros de marketing digital em 6 meses

Veja agora quais são os livros essenciais sobre marketing digital. Além disso, coloque em prática 4 dicas para impulsionar sua leitura

Quem me conhece sabe quão boa leitora eu sou e que, em momentos oportunos, gosto de fazer minhas recomendações de livros. Pena que a leitura ainda não está presente na vida de muitos brasileiros, como mostram os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. O estudo define um leitor como “aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses”. 

Entre as principais motivações para os brasileiros abrirem um livro, a pesquisa revela o seguinte ranking: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%). Já 43% alegam que a falta de tempo é o obstáculo principal para manterem o hábito da leitura. 

Confesso que esses dados me entristecem. Nós que trabalhamos com marketing digital sabemos que o conhecimento nessa área é inesgotável e, portanto, estamos sempre em busca de nos manter informados. Já destaquei diversas vezes em meus artigos que um hábito presente na vida do profissional da era da transformação digital é o aprendizado contínuo. 

Dada essa realidade, te convido a ser um agente de mudança. Portanto, nesse artigo trago uma lista com 6 livros indispensáveis de marketing digital para serem lidos em 6 meses. Assim, você poderá se profissionalizar ainda mais e terminar o ano de 2019 entendendo a essência do marketing digital, para desenvolver cada vez mais o seu negócio. Topa o desafio? Então, boa leitura!

6 livros de marketing digital para serem lidos em 6 meses 

Na era da transformação digital onde vivemos, pode parecer improvável pegar um livro físico para ler. Muitos de nós estão acostumados a uma leitura dinâmica de artigos e postagens nas redes sociais. Eu concordo que os posts de blogs ou mídias sociais são excelentes fontes de informação e aprendizado, mas ter contato com livros de marketing digital amplia seu conhecimento, melhora sua estratégia digital e os resultados de seu negócio.

Se, no entanto, você é um profissional da transformação digital, seja na área de mídia social, geração de leads ou técnicas de SEO, a leitura de livros de marketing digital vai ajudá-lo a encontrar insights para:

  1. Melhorar suas habilidades profissionais; 
  2. Montar um planejamento estratégico de marketing digital; e
  3. Realizar campanhas com excelentes resultados.

Sem mais delongas, vamos à lista dos 6 livros essenciais de marketing digital para serem lidos nos próximos 6 meses de 2019. Tome nota!

1. Free: The Future of a Radical Price, por Chris Anderson

Em seu segundo livro, Chris Anderson escreve sobre a tendência de zerar custos, trazida pela era digital. Ele reitera que estamos adentrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e relata como esse movimento afeta a vida das pessoas.

O autor destaca ainda que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro a partir disso e quais são as suas reais implicações.

O livro foi lançado em julho de 2009 e se mantém cada vez mais atual. Chris Anderson também é o autor de A Cauda Longa (que eu também recomendo, por sinal), lançado em 2006. 

2. Permission Marketing, por Seth Godin

O conceito de Permission Marketing, explicado brilhantemente por Seth Godin, possibilita que os profissionais de marketing digital moldem sua mensagem de maneira tal que os consumidores a aceitem. Sendo assim, ao invés de importunar os potenciais clientes, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços direcionado àquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. 

Essa maneira de trabalhar com um marketing menos incisivo permite ao cliente desenvolver uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de fechamento de negócio. O Marketing de Permissão somente acontece quando o target autoriza que a empresa entre em contato. 

Ao fazer uma ponte com a estratégia do funil de vendas, essa é a etapa do meio do funil, onde o cliente reconhece qual o seu problema e considera as soluções disponíveis. É papel da sua empresa, portanto, oferecer conteúdos mais personalizados e voltados para solucionar a demanda do cliente. Esse livro de Seth Godin vem a acrescentar conhecimento a essa estratégia, para que você melhore de forma assertiva a relação com seu público.

3. Marketing na era digital, por Martha Gabriel

Em uma linguagem muito clara, Martha Gabriel, a autora deste best seller, aborda a importância estratégica do marketing na era digital. Para facilitar a compreensão e estudo, o livro é dividido em quatro partes principais, a saber: 

  1. Conceitos essenciais e planejamento de marketing; 
  2. Mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital;
  3. Plataformas tecnológicas digitais emergentes; e
  4. Estratégias Digitais. 

Lançado em 2010, o livro se apresenta de forma inovadora, integrando o digital com o impresso. Com QRcodes distribuídos ao longo dos capítulos, qualquer pessoa que use um dispositivo móvel conectado à internet terá acesso a cases, exemplos e vídeos online. Além disso, por meio da realidade aumentada na capa, o leitor poderá acessar o vídeo em que a autora apresenta o livro. Ou seja, isso é o que significa integrar os mundos virtual e físico, não é mesmo? 

Para além dessas funcionalidades, Marketing na Era Digital é leitura obrigatória para você que quer entender do marketing digital na sua totalidade. Martha Gabriel é uma grande referência na área e seus livros estão sempre na minha cabeceira para consultas e releituras. 

4. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital, por Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Philip Kotler é considerado o pai do marketing e naturalmente teria que aparecer na minha lista. Em publicações anteriores, Kotler abordou os conceitos do marketing 1.0, voltado para as vendas e o produto; do marketing 2.0, orientado para o consumidor; e do marketing 3.0, centrado no ser humano. Neste livro, ele se junta aos autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para analisar as transformações na transição do marketing tradicional para o marketing digital, conhecido como marketing 4.0. 

Lançado em 2017, o livro traz dados de como a internet mudou a forma como vivemos, as mudanças no comportamento dos consumidores e como isso impacta no marketing em geral. Os autores também dão dicas valiosas para adaptar o seu negócio ao meio digital, adotando novas métricas e práticas de marketing. Essa é uma leitura fundamental para você que quer definitivamente fazer parte da era da transformação digital. 

5. A arte de SEO, por Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola

Quem tem um negócio digital ou quem quer marcar presença no meio digital, sabe da importância das técnicas de SEO para um melhor rankeamento no Google em outros sites de buscas. Dessa forma, temos quatro especialistas renomados na otimização para mecanismos de busca, que compartilham diretrizes e técnicas inovadoras para que você possa planejar e executar uma estratégia de SEO completa. 

Recomendo a segunda edição do livro, lançada em 2012, pois traz atualizações sobre os algoritmos do Google, relatando os novos métodos de classificação envolvendo o engajamento do usuário e mídias sociais; o próprio conceito de SEO moderno, com suas minúcias e complexidades; ferramentas para rastrear resultados e medir seu êxito; e muitas outras atualizações que ocorreram nos últimos tempos na área do marketing de busca. 

6. Marketing de conteúdo, por Rafael Rez

E minha última recomendação, mas não menos importante, é um livro de marketing digital indispensável para quem deseja conhecer mais sobre Marketing de Conteúdo. O autor, Rafael Rez, traz nesta obra uma excelente visão sobre como o marketing mudou nos últimos anos com os meios digitais e como a estratégia de marketing de conteúdo se tornou essencial para o crescimento de muitos negócios. O autor aborda tópicos como o planejamento de marketing de conteúdo, a geração de tráfego e de leads, ferramentas, métricas e muito mais.

Como você sabe, o Marketing de conteúdo não se resume a fazer postagens em blogs e tampouco de usar essa estratégia de forma aleatória. É preciso se apropriar dos outros formatos de conteúdo, de acordo com as preferências do usuário. Além disso, torna-se indispensável estabelecer metas e objetivos claros para saber como medir o sucesso das iniciativas a serem tomadas. Esse é um daqueles livros de marketing digital que funciona como um guia para toda e qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo que você planeja aplicar. 

Impulsione sua leitura – 4 dicas para ler mais e melhor

Como leitora de carteirinha, trago aqui 4 dicas valiosas para impulsionar o seu hábito de leitura. São dicas que aplico no meu dia a dia e que me permitem desfrutar desse hobbie tão prazeroso e importante, mesmo imersa na correria de manter um negócio digital.

Dia 1 – Estabeleça metas 

Ao estabelecer metas, você consegue alcançar os resultados de maneira muito mais rápida e se sente motivado (a) a continuar no processo. Você pode estabelecer metas da quantidade de páginas para serem lidas por dia ou estipular quantos capítulos serão lidos diariamente ou você pode até mesmo se desafiar a ler mais de um livro por mês. 

Dica 2 – Seja organizado

Sempre faça um planejamento com a ordem de leitura. Eu sei que pode acontecer de você querer ler vários livros e quando você estabelece uma ordem, consegue dar conta de todas as leituras. Recomendo também que você determine um horário e um local para ler um livro. Há pessoas que preferem começar o dia com uma leitura, já outras não dispensam um livro antes de dormir. Essas escolhas ficam a seu critério. O mais importante é ser organizado e respeitar o planejamento que você estabeleceu, de acordo com as metas mencionadas acima. 

Dica 3 – Aprenda a priorizar 

Mesmo depois de ter definida a ordem de leitura, você pode se deparar com a tentação de ler um novo livro. Quando isso acontecer, responda a seguinte pergunta para si mesmo (a): “Qual é a minha prioridade agora – terminar o livro que comecei ou deixá-lo pela metade para iniciar a leitura de um novo?”. Tenha sempre essa questão em mente, que facilmente você irá dar conta das tentações, que podem bagunçar bastante a sua organização. 

Dica 4 – Use e abuse dos audiobooks 

Eu sei que a correria do dia a dia pode atrapalhar bastante quem quer manter o hábito diário da leitura. Por isso, os audiobooks são uma mão na roda e a melhor alternativa para combater o obstáculo da falta de tempo. Você pode ouvir um livro enquanto dirige ou faz exercícios físicos, por exemplo. Os audiobooks surgiram para aliar praticidade à otimização de tempo.

Como manter o aprendizado contínuo

Nesse artigo estou focando na leitura de livros, mas quero enfatizar que são muitas as maneiras de você manter um aprendizado contínuo. Na internet, você tem à disposição uma gama de cursos, online e presenciais, dos mais variados preços e sobre os mais variados assuntos. Para saber qual a melhor modalidade a adotar, sugiro a leitura do artigo Curso presencial ou online – o que é melhor para sua carreira digital?.

Outra opção muito eficaz para aprender novos conteúdos ou se atualizar são os treinamentos in company, que são cursos ministrados dentro da empresa. O conteúdo programático se ajusta à realidade da organização e podem ser feitos por meio de aulas expositivas, palestras e atividades práticas. O objetivo dos treinamentos corporativos é capacitar você e sua equipe por completo e te dar a segurança necessária para investir nas melhores estratégias digitais para sua empresa.

Bem, como você pode perceber, existem muitas formas para desenvolver o aprendizado contínuo no marketing digital, não é mesmo? Os livros ainda são (e sob meu ponto de vista, sempre serão) uma fonte inesgotável de conhecimento. Jamais irei abrir mão da leitura de um bom livro, acompanhada de um café quentinho. Mais acima te trouxe as minhas recomendações. E você, o que me sugere para ler e aprender sobre o marketing digital? Deixe sua resposta logo abaixo nos comentários e compartilhe esse conteúdo com quem está precisando daquele empurrãozinho para impulsionar o hábito da leitura. 

Sandra Turchi – Keep Digital.

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Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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