Falta de tempo, trânsito caótico e a comodidade proporcionada pela internet fazem com que os clientes prefiram pesquisar e comprar ao sair de casa em busca de um produto ou serviço. Essas e outras situações contribuem para o crescimento acelerado do e-commerce, que tem previsão de aumento de 20% somente no ano de 2015, chegando a um faturamento de 43 bilhões de reais, segundo dados do E-bit.
Se você ainda não está aproveitando essa fatia de mercado, talvez seja o momento de fazer sua transição para o ambiente online, ampliando suas oportunidades de negócio e crescendo junto a centenas de empresas que já perceberam as vantagens de integrar loja física e virtual para obter melhores resultados. Quer entender mais sobre o momento ideal para a sua empresa investir em um e-commerce? Confira o que preparamos para você!
Por que criar um e-commerce para sua empresa
Como dissemos no início, a vida dos consumidores é cada vez mais atribulada e o tempo destinado ao lazer muitas vezes é sacrificado com responsabilidades cotidianas, como a compra de um novo eletrodoméstico ou até mesmo de uma peça de vestuário. Mas não são todos os consumidores que saem de casa para comprar, mais de 60 milhões de brasileiros preferem acessar a internet e realizar compras online. Ou seja, se você não está online também, não é visto e tampouco lembrado.
Mas além da visibilidade que a internet dá para o seu negócio, existem outros motivos pelos quais você deve fazer essa transição para o ambiente online:
- Não existem barreiras geográficas na internet, ou seja, você pode vender para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo;
- Sua empresa fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa nunca mais perder uma venda por estar “fechado”;
- O custo operacional de um e-commerce é menor se comparado à loja física, pois não necessita de ponto de venda físico, mostruários, gôndolas, etc, nem de tantos vendedores para o atendimento;
- Você oferece comodidade para os seus clientes, o que aumenta a satisfação e a fidelização;
- O marketing digital se torna seu aliado na divulgação do seu negócio, atraindo clientes mais qualificados para a compra.
Quando fazer o investimento no ambiente online
Agora que você já sabe quais são as vantagens de ter um e-commerce, chegou o momento de se perguntar: qual é a melhor hora para fazer a transição para o ambiente online? A resposta pode ser bem simples: a hora é agora! Quanto mais tempo você demora para aparecer nos resultados de busca no Google, mais tempo a sua concorrência terá para construir uma presença forte na internet e sair sempre na frente.
Porém, não corra para abrir seu e-commerce de qualquer maneira. Planejamento é fundamental para que você construa um e-commerce de qualidade, portanto, considere alguns pontos:
- Você tem conhecimento sobre o mercado além da sua região?
- Você tem capacidade de entregar seus produtos em qualquer cidade, estado ou país?
- Você pode oferecer a mesma qualidade de atendimento que tem na sua loja?
- Você tem capital para investir na estrutura do seu e-commerce e em marketing digital? (sim, é preciso investir!)
- Sua equipe está preparada para atuar no ambiente online?
Estas são algumas das perguntas que você precisa fazer para planejar com cautela o seu e-commerce e se sair bem com esse novo empreendimento. Lembre-se de que um e-commerce é uma empresa e tem que obedecer a regras, normas e legislações específicas, portanto, informe-se antes de partir para o ataque!
Integração e fundamental
Outra questão que você deve avaliar bem na hora de fazer a integração ao ambiente online é a integração entre a sua loja física e virtual. A unificação dos estoques, gestão de clientes e também da comunicação que você faz com a sua base de e-mails é fundamental para que nada de errado aconteça, como, por exemplo, a venda de um produto que está em falta no estoque ou um e-mail de cobrança para um cliente que já pagou o produto ou serviço.
O ideal é que você invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade, que possibilite a integração com outros softwares de gestão que você tenha, como ERP, CRM ou sistema de automação de marketing. Quanto mais integrada for a sua gestão, mais facilmente você poderá controlar tanto a loja física quanto o e-commerce, potencializando seus resultados.
Por Sandra Turchi