Empresas que estiverem preparadas e com o negócio focado para as inovações e tendências do E-commerce vão se destacar e atrair mais leads.
O comércio on-line tem crescido de forma acelerada com novas tendências de e-commerce surgindo a cada ano, em um ambiente competitivo em rápida evolução. Isso foi impulsionado, principalmente, pelo comportamento do consumidor voltado para o meio digital.
Com tantas novas tecnologias e avanços na indústria, o próprio e-commerce tem sofrido grandes transformações. E, com certeza, isso é só o começo.
Abaixo, as principais tendências do e-commerce para o seu negócio.
Experiência Omnichannel
O seu negócio precisa estar nos diferentes canais da empresa para conversar com o cliente. Para isso, as estratégias devem ser semelhantes e unificadas. A comunicação integrada é indispensável, pois os consumidores passam em vários canais antes de tomar uma decisão.
A experiência do cliente não acontece apenas em um único canal, e pensando nisso, sua marca deve ficar em destaque em todos os meios. Essa tendência é algo que vem ganhando força, e com isso apareceram grandes mudanças no mercado.
Live Commerce
Na pandemia essa ferramenta se destacou e impulsionou muitos negócios. Focar no cliente que está nas redes sociais é um diferencial que o seu negócio precisa atrair para o planejamento de estratégias.
Crie transmissões ao vivo para mostrar seus produtos, recorra aos influenciadores para construir ainda mais confiança com o seu mercado. Um exemplo de empresas que usam essa tendência aconteceu durante o Big Brother Brasil.
As marcas desenvolveram estratégias para focar no on-line, por meio de QR Codes, descontos nas compras pelo aplicativo e cashback usando os participantes do programa.
O negócio deu certo e se espalhou pela rede. Mas você não precisa gastar uma fortuna, adapte seu negócio à realidade, porém, marque presença nas redes sociais e use às ferramentas a seu favor. São inúmeras possibilidades para fisgar o lead.
Pagamentos
Outra forte tendência é oferecer diversas opções de pagamento para o consumidor, principalmente pagamentos rápidos, tornando o processo de check-out mais fácil e ágil.
Uma loja virtual que não oferecer essa diversidade em seu site pode ter redução nas vendas e até perder os clientes. Pois pessoas que usam Paypal podem dar prioridade a lojas que o usam, enquanto há aqueles mais inclinados a adotar o Google Pay ou Samsung Pay, que com certeza gostariam de ver tais opções disponíveis em sua loja.
M-commerce
O comércio móvel, como ficou conhecido, representa boa parte do varejo on-line no mundo, e a tendência é continuar crescendo.
O smartphone já foi usado por 90% dos brasileiros para realizar uma compra on-line, e não vai parar por aí. Aposte na navegabilidade, em aplicativos e nos sites mobile friendly para ficar cada vez mais perto do seu consumidor oferecendo uma experiência mais personalizada.
Realidade virtual
A realidade virtual abriu uma nova era na experiência do e-commerce e vai mudar os rumos do ambiente digital.
O uso de dispositivos de realidade virtual vai permitir que os usuários se aproximem mais ainda do produto durante uma compra, com uma experiência mais imersiva.
Olhar um produto a partir de vários ângulos dentro de casa ou em qualquer outro lugar é um poder dessa tecnologia e, sem dúvida, é muito mais impressionante e realista que ver imagens on-line bidimensionais.
Não só essas tendências vão movimentar o ambiente virtual nos próximos anos.
Existem várias outras que, se no primeiro momento, você não implantar, é interessante que conheça para descobrir qual é a melhor abordagem para se aproximar ainda mais do seu cliente.
A Digitalents, uma empresa de consultoria, treinamentos e headhunting, em parceria com a ESPM, oferece o curso:
Inovação e tendências no e-Commerce – dos marketplaces ao metaverso e NFT
15 horas de duração.
Esse curso irá jogar luz sobre os aspectos fundamentais e tendências do e-commerce que estão cada vez mais presentes no ambiente virtual.
Também irá expor as bases para a realização de um planejamento digital que envolva essas novas tendências, em especial, no ecossistema digital e em estratégias de marketing.
Serão seis professores com experiência de mercado, capacitando os participantes sobre as diversas estratégias e dos novos conceitos expondo também as melhores práticas dos negócios.
As aulas começam no dia 6 de junho, nas modalidades on-line ou presencial. As inscrições podem ser realizadas no site da ESPM.