Tendências globais do mercado digital para os negócios em 2022

Tendências globais do mercado digital para os negócios em 2022

O ano de 2021 se aproxima do fim e diversas empresas com seus especialistas já estão estudando as tendências para o próximo ano. Sabe-se que devido a pandemia, o marketing digital sofreu uma mudança considerável na sua forma de agir. É como se as regras do jogo tivessem sido alteradas com diversas mudanças de hábitos e formas de consumir os mais diferentes tipos de produtos.

O empreendedor dos dias atuais precisa sempre estar à frente das tendências. Dessa maneira, haverá tempo hábil para adaptar as ações e conseguir surfar na onda das novidades. O público pode mudar e um novo cenário pode ser criado apenas com uma inovação tecnológica.

Pensando nisso, veja as principais tendências globais do mercado digital para os negócios em 2022 e esteja preparado para o ano da retomada.

1 – Relacionamento via Bots

Imagine uma pessoa que trabalha em dois empregos e que precisa ver o extrato bancário. Ela precisa sair de casa, ir até ao banco, passar por uma fila, utilizar o caixa eletrônico e ver o saldo da sua conta para então realizar uma compra com confiança.

Parece loucura, não é mesmo? Antes tudo era feito dessa forma. Hoje, para ver o extrato da conta basta acessar o aplicativo no celular. O mesmo está ocorrendo com processos demorados de consultas para questões financeiras e problemas com pagamento de contas.

Todos os dias, empresas do mundo inteiro investem em bots de relacionamento capazes de resolver demandas rapidamente. O consumidor economiza o máximo de tempo possível graças a isso. A Magalu, por exemplo, é um sistema de relacionamento que tenta resolver os problemas de forma rápida e eficaz. Há uma perspectiva de aumento anual de 24%, inserindo US$ 1,2 bilhão nesse setor, segundo a Grand View Research.

2 – Social Selling

O Social Selling ou Venda Social é um sistema que busca criar relacionamento e vendas por meio das redes sociais. São marcas que entram em contato com o público e criam uma espécie de convivência e interação.

É comum ver esse tipo de ação no Linkedin, por exemplo, mas já é possível ver também no Twitter, no Facebook e Instagram. Na pandemia, as chamadas shoppable lives ficaram famosas.

As empresas entram na live de uma pessoa famosa, por exemplo, e vendem seus produtos interagindo com os usuários durante a live.  É uma maneira de aproximar o consumidor da marca de forma natural e antes mesmo dele notar, já está consumindo os produtos da empresa.

3 – Experiência por voz

Um estudo recente da Juniper Research revelou que as transações via experiência por voz cresceram mais de US$ 4 bilhões e que existe uma possibilidade de alcançar os US$ 20 bilhões até 2023. A experiência por voz cresce na medida em que os assistentes por voz ficam cada vez mais integrados à realidade da população.

Eles já são capazes de avisar sobre a saúde, relembrar o uso de protetor solar, como fazer novas receitas e tocar músicas. A chegada do 5G irá potencializar mais essa ferramenta. É interessante que as empresas criem um plano para surfar nessa onda.

E essas foram as principais tendências globais do mercado digital para os negócios em 2022.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.