Uma análise sobre a participação de Sandra Turchi no evento web summit Rio 2024

Web Summit Rio by Sandra Turchi: último dia, mais tendências, startups e um balanço geral

O último dia do evento Web Summit Rio 2024, como é de se esperar nesse tipo de jornada, tem um ritmo todo diferente.

É possível reparar que os participantes já se mostram mais cansados e muitos visitantes já começam a ir embora antes mesmo de a programação acabar, voltando para casa, com seus voos marcados, para outras cidades, estados e países.

É um dia mais curto, onde as pessoas já começam a interagir programando novos encontros e a possibilidade de discutir negócios. É uma experiência muito rica e gratificante, do ponto de vista do networking.

🤖 Comecei o último dia assistindo ao Co-founder & CEO da Tátil Design, Fred Gelli e achei sua fala o máximo! O tema abordado é um assunto que julgo muito importante e, muitas vezes, divido isso em sala de aula – “Erros importam: como reviver a intuição na era da eficiência”.

Em um cenário dominado pela inteligência artificial, ele fez reflexões importantes sobre a Inteligência Natural e o seu uso nos briefings e nas interações criativas. Ponderou sobre as diferenças na interação com esses recursos entre um profissional experiente como ele e os nativos digitais, que já iniciam sua carreira imersos nessas possibilidades.

Citou um exemplo muito interessante: ele próprio utilizou o Midjourney para criar fotos sob o prompt: a relação da criatividade humana com a IA. Nos resultados, encontrou soluções rápidas, acessíveis, mas de qualidade duvidosa. Ele chamou essa experiência de miojo criativo 😀.

Convidou, então, um amigo fotógrafo profissional. Em seu prompt, por sua vez, ele usou e abusou de dados e direcionamentos técnicos que sua profissão exige. O resultado foram fotos muito mais bonitas e impressionantes, que evidenciaram o peso da técnica e da formação de quem opera essas ferramentas.

🦄 STARTUPS DE EDUCAÇÃO + RECURSOS HUMANOS

O último dia também foi especialmente dedicado a analisar as diversas #startups, principalmente de Educação e RH, temas os quais tenho forte atuação na Digitalents.

Notem a riqueza de propostas que esses empreendedores estão revelando ao mercado e, principalmente, o peso dos recursos de inteligência artificial (IA) nesse cenário.

É o que venho frisando há um bom tempo: a atuação profissional no segmento de marketing, educação e recrutamento está sob fortíssima influência dessas tecnologias.

Fiz uma breve curadoria de algumas dessas startups e divido aqui com vocês. Vale muito a pena conferir:

izi

CVrec

Kultua

Ponto Flit

SalesHunter

Digno

Tápronto by Amplifica Digital

Carreira+

FourAll Juntos Somos Mais

Mythos Research

Hands On Recursos Humanos

HiSolver

Airlinear

Senior Hackers

Glass Ladder Group

Neodata Media

Lamego , ligada ao Sebrae

Charlie

Pixel Roads

🎉 O PAPEL DA TECNOLOGIA NO CARNAVAL

Se tem um personagem absolutamente em alta no entretenimento nos dias de hoje, que fascina a todos com sua espontaneidade e bom humor, é o comentarista de carnaval da TV Globo Milton Cunha. Esse painel foi muito interessante e teve a presença de outros nomes desse universo, como Nicelmar Nogueira, diretora do Museu do Samba e neta de Agenor de Oliveira, o inigualável “Cartola”. Também estava lá Tarcisio Zanon, carnavalesco da Viradouro. O painel foi promovido no estande banco BV.

Essa conversa me surpreendeu e ressaltou a importância do samba e do carnaval como patrimônio cultural brasileiro, que gira todo um ecossistema que vai além dos dias de festa. A tecnologia acaba dando suporte para temas como efeitos especiais, a melhor utilização de imagem, som e luz. Cada vez mais o universo tech está inserido nesse contexto.

E que os brasileiros deveriam conhecer o museu do samba como parte da nossa história, que merece atenção, estudo e orgulho.

📣📣📣 ENCONTROS COM EX-ALUNOS E COLEGAS DE MERCADO!

Tive o prazer de estar ao lado da minha querida amiga Priscila N., que é do time da Petrobras, que por sinal é o maior patrocinador do Web Summit Rio 2024;

Falei também com minha ex-aluna Érika Lima , COO e UX Designer na @buuk.ad, que adorei reencontrar e atualizar algumas conversas enriquecedoras sobre esse megaevento.

BALANÇO FINAL: TODO CARNAVAL TEM SEU FIM 😀

Como a minha proposta foi dividir as minhas impressões, ou seja, a minha opinião sobre o Web Summit, ressalto aqui também um balanço, com os feedbacks que pude colher nesses dias todos de conteúdo.

Ouvi mais impressões positivas que no ano passado, principalmente no quesito organização.

Porém, ressalto ainda dois pontos que deverão melhorar:

1) a falta de banheiros disponíveis no período do happy hour, que acontece ainda no @Riocentro ;

2) assim como a organização das festas/happy hours ou night summits, feitos em locais distantes e que não comportavam tanta gente. Aqui faço um paralelo: em Lisboa (onde o evento já ocorre há mais tempo) esses acontecimentos noturnos são feitos nas ruas da cidade – e fica incrível!! Acho que a organização terá que pensar em algo assim, pois, se continuarem crescendo, não haverá outro caminho a seguir.

Agradeço a parceria e o engajamento na leitura dos posts sobre esse evento mágico e enriquecedor. Até o próximo!

#WebsummitRio2024

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.