8 sinais que mostram a hora certa para capacitar sua equipe

8 sinais que mostram a hora certa para capacitar sua equipe

Da incorporação de nova tecnologia à falta de produtividade, os treinamentos corporativos são uma ferramenta valiosa de capacitação

A era da transformação digital nos oferece um cenário em constante evolução e com alto nível de competitividade. Ter consciência dessa realidade coloca a sua empresa à frente da concorrência. Porém, a consciência por si só não basta – é preciso agir. Para acompanhar as mudanças, é fundamental que você e sua equipe se atualizem, estejam dispostos a sempre buscar novos conhecimentos. Sei que até esse ponto você concorda, mas deve estar se perguntando: Como isso acontece exatamente? Quando sei a hora certa de me atualizar? Quando sei a hora certa de atualizar minha equipe?

Para que você e sua equipe absorvam os conhecimentos, é imprescindível incluir estratégias assertivas no planejamento de marketing digital da sua empresa. Com esse propósito em mente, afirmamos que a realização de treinamentos corporativos é uma estratégia necessária e efetiva. Iremos adentrar mais sobre os treinamentos in company logo a seguir. Dessa maneira, para auxiliar sua leitura, vamos abordar os seguintes itens nesse artigo:

  • O que são os treinamentos corporativos?
  • Como os treinamentos corporativos podem motivar minha equipe?
  • Passo a passo para definir o melhor treinamento para minha equipe
  • Qual a hora certa para realizar os treinamentos corporativos?

O que são os treinamentos corporativos?

Os treinamentos corporativos são cursos ministrados dentro da empresa, o que traz em si a vantagem de não precisar deslocar os funcionários para outro espaço. É uma estratégia útil tanto para a assimilação quanto para a atualização de conhecimentos. O conteúdo programático se ajusta à realidade da organização, considerando seu ramo de atuação, suas características, suas missão e visão, seus valores, sua rotina de trabalho e, principalmente, suas necessidades e interesses.

Os treinamentos in company podem ser feitos por meio de aulas expositivas, palestras e atividades práticas. O objetivo é capacitar você e sua equipe por completo e te dar a segurança necessária para investir nas melhores estratégias digitais para sua empresa. Na área do marketing digital, por exemplo, o conteúdo abrange desde o planejamento online à conversão de resultados digitais, passando pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), inbound marketing, funcionamento de softwares e ferramentas digitais, análises de dados, definição de métricas e redes sociais.

Te convidamos a ler o artigo Treinamento in company para marketing digital – saiba tudo o que você precisa, onde abordamos de forma completa sobre os treinamentos corporativos.

Como os treinamentos corporativos podem motivar minha equipe?

Destacamos abaixo 6 benefícios dos treinamentos corporativos para o seu negócio a partir da motivação de sua equipe.

Funcionários engajados e estimulados – Um profissional se sente valorizado quando a empresa faz investimentos nele. O investimento em conhecimento é um dos mais importantes, pois incide diretamente na qualificação do colaborador, dando a ele a oportunidade de melhorar seu próprio desempenho e ser parte fundamental no crescimento da empresa.

Melhor prestação de serviço – Se o funcionário está motivado e engajado a alcançar os resultados digitais da organização, naturalmente passa a prestar um melhor serviço. E essa melhoria na performance individual acaba por refletir no coletivo. Os colaboradores, dessa maneira, tomam a consciência de que formam um grupo orgânico e integrado, onde o trabalho de cada pessoa é somativo para o objetivo maior da empresa.

Mais produtividade – Por estar usando seu potencial na totalidade, o profissional produz mais e em tempo hábil, entregando os resultados digitais esperados dentro dos prazos. Como uma reação em cadeia, a empresa expressa seu desempenho no atendimento ao cliente e oferta de serviços e produtos, priorizando atender suas necessidades.

Melhor relacionamento com o consumidor – Cliente satisfeito é sinal de que a empresa está cumprindo seu papel em reconhecer e satisfazer suas solicitações. Após vivenciar uma experiência positiva, a reação natural do consumidor é compartilhá-la em suas redes sociais online. Consequentemente, isso aumenta a credibilidade da empresa, atraindo para si uma nova clientela.

[Lembrete] – O Referral Marketing, ou Marketing de Indicação é uma valiosa estratégia de vendas, que consiste em estimular os atuais clientes a gerarem novos clientes. Leia mais sobre esse assunto no artigo Quais as tendências de 2019 para o mercado digital.

Reter os principais talentos – Dificilmente um profissional vai querer sair de uma empresa que valoriza seus colaboradores, satisfaz seu target e apresenta resultados concretos. Por meio dos treinamentos corporativos, os principais talentos são mantidos na organização dentro de um ciclo permanente de engajamento, qualificação e contribuição efetiva.

Destaque entre a concorrência – Se uma empresa possui os melhores profissionais do mercado digital, por consequência se torna referência e autoridade no ramo. Ao atingir esse nível de reconhecimento, a empresa se posiciona muito à frente de sua concorrência e ganha solidez para construir uma trajetória ascendente.

Passo a passo para definir o melhor treinamento para minha equipe

  1. Defina o objetivo do treinamento – esse objetivo pode ser identificado por meio de algumas estratégias, tais como:
    1. Análise das tendências do mercado digital
    2. Avaliação constante sobre o desempenho da empresa
    3. Escuta das observações e sugestões dos colaboradores
    4. Estudo do comportamento do consumidor
  2. Saiba para quem será oferecido o treinamento – Sua empresa pode precisar de um treinamento com caráter mais abrangente e informativo (a transformação digital nas organizações, por exemplo) e, portanto, direcionado para toda a equipe. Ou pode ter a necessidade de treinamento para setores específicos. Como, por exemplo, capacitar a equipe de relacionamento para o uso de ferramentas digitais de análise de dados.
  3. Tenha um método de avaliação do treinamento – Você pode utilizar a análise de dados e estatísticas para comparar os desempenhos de antes e após o treinamento. Ou pode realizar testes/avaliações para saber se os conhecimentos ali foram bem absorvidos. Outra ponto importante é incentivar e valorizar o feedback. Peça a opinião dos funcionários sobre o que foi ensinado, se atendeu às expectativas de cada profissional.
  4. Faça do treinamento uma estratégia contínua – A aprendizagem deve fazer parte da cultura da sua empresa. Quanto mais você investir em treinamentos e capacitação eficazes, mais resultados colherá em curto, médio e longo prazo. Além disso tenha em mente que, por mais que esteja muito satisfeito com a sua empresa, sempre é possível melhorar em algum aspecto.

Qual a hora certa para realizar os treinamentos corporativos?

Para te ajudar a identificar o momento certo para aplicar essa estratégia, listamos abaixo 8 sinais que demandam a realização de treinamentos corporativos.

Sinal 1 – Mudança de tecnologia

Para que sua empresa tenha perfil digital, há uma gama de novas tecnologias à disposição no mercado. Nem todas essas tecnologias são facilmente assimiladas e, por isso, é assertivo oferecer treinamentos para qualificar os funcionários a implantarem-nas e usá-las na rotina de trabalho.

Sinal 2 – Alterações nos processos da empresa

É normal que as empresas passem por muitas alterações ao longo do tempo, já que continuamente novas formas de desenvolver o trabalho são criadas para melhorar o serviço prestado aos clientes. É essencial investir em treinamentos corporativos para orientar os colaboradores sobre como desenvolver os seus trabalhos diante dessas mudanças. Dessa maneira, a empresa não enfrenta lentidão na execução dos seus processos.

Sinal 3 – Necessidades dos funcionários

O bom gestor deve sempre se atentar para isso, já que a empresa tem muito a ganhar aperfeiçoando a eficiência do trabalho dos seus colaboradores. Converse com os funcionários da sua empresa e analise quais as suas necessidades. Feito isso, invista em treinamentos que aperfeiçoem a equipe de trabalho e gere, consequentemente, muitos resultados digitais para a empresa.

Sinal 4 – Funcionários ociosos

Embora possa parecer à primeira vista, um colaborador ocioso não é necessariamente um funcionário ruim. Na verdade, é bem possível que ele seja muito bom, mas simplesmente não tenha o que fazer. O tempo ocioso do colaborador pode ser utilizado para uma reciclagem em seus conhecimentos por meio de treinamentos. Essa atitude pode tirar o seu funcionário da zona de conforto e estimulá-lo a buscar novas soluções para a organização.

Sinal 5 – Falta de motivação

O líder deve perceber quando seus colaboradores estão desmotivados e oferecer treinamentos que elevem a autoestima da equipe de trabalho. Se sua empresa atua com a comercialização online, por exemplo, cabe investir em treinamentos para capacitar os funcionários em novas estratégias de vendas. A assimilação de um novo conhecimento pode ser estimulante para que os funcionários voltem a se engajar nas suas tarefas e a cumprir suas metas.

Sinal 6 – Falta de integração e colaboração entre a equipe

Quando os membros de uma equipe não interagem e conversam entre si, muitos problemas são desencadeados devido a essa falta de comunicação. A formação de grupos isolados também é muito prejudicial, já que informações importantes acabam sendo omitidas. Os treinamentos surgem como uma solução para dar sinergia à equipe, onde cada indivíduo se preocupa em colaborar com o trabalho do outro, focando seus esforços no mesmo objetivo.

Sinal 7 – Queda de produtividade

A queda de produtividade é um grande sinal de que as coisas não vão bem. Essa falha nos resultados pode estar relacionada com os tópicos mencionados acima – falta de motivação e de integração da equipe. Ao realizar treinamentos para capacitar o profissional, dando-lhe conhecimento para melhor realizar sua função ou para agregar novas informações, seu desempenho melhora significativamente e ele pode voltar a apresentar resultados digitais. Ou pode, até mesmo, render mais do que antes.

Sinal 8 – Reclamação dos clientes

Colaboradores que não prestam um bom serviço ou não estão alinhados com os valores da empresa acabam por apresentar uma postura inadequada e isso tende a gerar muitas reclamações por parte dos consumidores. Os treinamentos corporativos permitem que a equipe se congregue, se capacite e passe a enxergar o valor de cada um. Essa estratégia ainda contribui para que os funcionários se conectem com os valores da organização, desenvolvendo competências para entregar o melhor serviço/produto possível.

Após a leitura desse artigo, temos a certeza de que você vai criar ou fortalecer uma cultura empresarial para a realização contínua de treinamentos corporativos. Afinal, uma organização cresce por meio do crescimento das pessoas que dela fazem parte. Para você que está interessado nos treinamentos corporativos, entre em contato com os colaboradores da Digitalents para mais informações.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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