Posicione sua marca e estabeleça conexões com seus clientes durante a crise

Posicione sua marca e estabeleça conexões com seus clientes durante a crise

As relações de consumo estão passando por uma transformação gigantesca desde o início da pandemia e, isso, claro, está afetando a maneira como os consumidores lidam com as empresas. Os serviços de entrega passaram a ter uma importância jamais vista, por isso, empresas que estavam bem acostumadas a lidar com os pedidos online estão aproveitando melhor o momento, enquanto que outros segmentos estão sentindo um impacto negativo nos negócios. O momento com as incertezas relacionadas ao mundo ‘pós’ pandemia pode ser trabalhado desde já, para evitar frustrações lá na frente.

Um dos questionamentos mais pertinentes é como posicionar a própria marca em meio a uma crise como a que o mundo está enfrentando, sem precedentes na era digital. Primeiro, é preciso ficar bem claro que o momento é de responsabilidade social e que os clientes estão mais vulneráveis e sensíveis a tudo que está ocorrendo. Por isso, ter um investimento estratégico pode fazer a diferença para as empresas, pois, a maneira como as marcas lidam com a situação pode influenciar a opinião dos clientes sobre elas. As campanhas precisam ter uma comunicação com base nisso, diferentemente, do que ocorria antes com foco em promoção, datas e produtos.

Aproveite o momento para refletir sobre os propósitos da sua empresa e para qual caminho deseja seguir. Um dos pontos fundamentais é entender o que o seu público alvo espera da marca, assim, é possível seguir por um caminho seguro para o desenvolvimento de novas ações. Pense em iniciativas que poderão criar conexões com seus clientes e que eles sintam-se impactados por isso. A ideia é desenvolver uma nova identidade para atravessar o momento, sem esquecer dos valores tradicionais que a empresa sempre projetou, assim, lá na frente, será possível colher os frutos das ações desenvolvidas nesse período. Com um discurso alinhado à prática, será possível entregar a mensagem aos clientes.

Um caminho que tem gerado muitos resultados positivos desde o início da pandemia é fortalecer o vínculo com seu público e não precisa ser necessariamente oferecendo um produto ou serviço, apenas uma mensagem de que esse momento ‘vai passar’, ‘fique em casa’, ‘se precisar, estamos aqui’ e aí por diante. Faça com que as pessoas percebam sua preocupação com o bem estar coletivo, que consigam enxergam seu propósito de cuidado e atenção nesse momento. Pensando nesse relacionamento, ofereça informações necessárias, crise possibilidades, oriente os consumidores a agir corretamente e seja otimista.

Por mais nebuloso que o momento possa parecer diante da sua realidade, não desanime e tenha a certeza de que esse período vai passar. Adotar essas medidas pode ser mais um ‘empecilho’ diante de tantos problemas a serem resolvidos, como contas a pagar, funcionários, conversar com fornecedores, etc. Porém, é uma estratégia fundamental para lhe ajudar a sair da crise mais rapidamente e criar laços significativos com seus clientes. Por isso, não negligencie as ações da sua empresa em relação à comunidade local e seu público-alvo. Um planejamento de marketing virtual, por meio de uma assessoria especializada, pode ser fundamental para jogar luz nesse túnel que todos nós estamos atravessando. Uma coisa é certa: os hábitos mudaram durante a pandemia, o consumo está passando por uma modificação radical, mas siga em frente. Sempre existem caminhos que podem levar até o seu público, busque por eles.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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