Todos os dias nos deparamos com uma quantidade incontável de conteúdo na internet. Nessa era das informações onde vivemos, o conteúdo é rei e vai muito além de escrever textos para sites e redes sociais. Devido às possibilidades do ambiente digital, o conhecimento hoje pode ser disponibilizado em uma ampla variedade de formatos – artigo, imagem, vídeo, infográfico, webinar etc. E a lista só cresce.
Para produzir conteúdo online, um profissional deve sempre se manter atualizado, ter familiaridade com a linguagem da internet e, mais importante, entender sobre marketing digital. É fundamental que o profissional conheça a persona do negócio, para que seja entregue a ela conteúdos que gerem valor e aumentem a autoridade da sua marca no meio digital.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo é a estratégia digital que tem o propósito de responder os questionamentos dos clientes, apresentando soluções imediatas e assertivas. Como saber, portanto, quais são esses questionamentos? Como identificar que tipo de conteúdo o seu cliente quer consumir? Como encontrar rapidamente quais as preferências e necessidades do consumidor?
Para dar conta dessas demandas em tempo hábil e com precisão, sem abrir mão da qualidade e produtividade, é necessário se apropriar de ferramentas inteligentes e eficientes. Pensando nisso, separei mais abaixo 5 ferramentas essenciais para a criação de conteúdo.
Para facilitar sua leitura, segue o índice com os tópicos abordados nesse artigo.
- Afinal, o que é uma boa produção de conteúdo?
- Bootcamp – Porque investir na criação de conteúdo para sua marca
- 3 vantagens do marketing de conteúdo para sua empresa
- 5 ferramentas essenciais para a criação de conteúdo
Afinal, o que é uma boa produção de conteúdo?
Um conteúdo de qualidade é aquele que atende as expectativas do consumidor. Em uma produção textual, por exemplo, de nada adianta escrever linhas e mais linhas se o conteúdo não entrega aquilo que promete. O consumidor valoriza as informações que tem acesso, seja porque ele mesmo as buscou ou porque foi incentivado a consumi-las. Se o cliente se depara com um conteúdo que não atinge o objetivo, naturalmente ele desiste daquele material e, o que é pior, pode fazer campanha negativa ao manifestar sua experiência nas redes sociais. Um cliente satisfeito, por outro lado, se torna um defensor da sua marca e acaba por recomendá-la aos seus contatos.
Um conteúdo de qualidade é aquele que está alinhado com os objetivos da sua empresa. Para que você possa criar conteúdo, o primeiro passo é montar um planejamento de marketing digital, onde vai constar as estratégias a serem aplicadas e os objetivos esperados com cada uma delas. O ponto aqui é saber quais os resultados se deseja alcançar e ter o conteúdo como aliado nesse propósito. Além de ser uma perda de tempo, produzir conteúdo de forma aleatória é como andar em círculos, onde não se chega a lugar algum.
Um conteúdo de qualidade é aquele que preza pela consistência e clareza das informações. O profissional que é responsável pela criação de conteúdo deve sempre pesquisar informações em fontes confiáveis, comparar e embasar dados, e fornecer pontos relevantes sobre o tópico tratado. E por mais que o assunto seja complexo, cabe ao profissional de marketing de conteúdo encontrar maneiras cada vez mais claras de repassar o conhecimento. Desenvolver um conteúdo com termos meramente técnicos ou confusos pode não somente afastar o consumidor, mas transmitir a ele a mensagem de prepotência e superioridade da empresa. Além de ressoar como falta de empatia para com quem recebe o conteúdo, como se não houvesse o interesse de que aquele conhecimento fosse compreendido.
Bootcamp – Porque investir na criação de conteúdo para sua marca
Marcar presença online por meio de conteúdos relevantes tem se tornado uma ação fortemente necessária para as empresas. Ao selecionar a melhor estratégia digital para desenvolver conteúdo – branded content, inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo – e aplicá-la corretamente, compreendendo o seu verdadeiro conceito, são os diferenciais para que sua marca se destaque no mercado. Com isso sua empresa estará propensa a:
- Conquistar novas oportunidades de negócio;
- Aumentar o engajamento com o consumidor;
- Fidelizar clientes e gerar leads;
- Ter disposição e se preparar para enfrentar as mudanças de produção e consumo.
Não é da noite para o dia que você consegue dominar tudo que está relacionado à produção de conteúdo. O estudo constante é um hábito que você deve adotar e manter ininterruptamente. Para estar a par das tendências do mercado digital para a criação de conteúdo, eu recomendo fortemente o Bootcamp, que é um programa de capacitação com caráter imersivo. Inspirado no treinamento militar, que exige alto esforço e dedicação para atingir os resultados, o Bootcamp possui um ritmo intenso e acelerado. Em uma carga horária que varia de 8 a 12 horas, os alunos adquirem as habilidades necessárias para aplicar em prazos curtos e por meio dos conhecimentos recém obtidos.
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3 vantagens do marketing de conteúdo para sua empresa
Eu poderia listar aqui uma quantidade inesgotável de benefícios do marketing de conteúdo para sua empresa, porém, me atenho às três vantagens a seguir, que mostram como essa estratégia melhora significativamente o desempenho do seu negócio.
1. Marketing de conteúdo tem melhor custo-benefício quando comparado com campanhas de mídia paga.
Por dia, cada pessoa chega a ver até 5.000 anúncios. Com tamanha exposição, muitas pessoas aprenderam a ignorar ou a bloquear pop-ups, banners e links pagos rankeados na pesquisa do Google. Estudo recente comparou os resultados de uma equipe de marketing de conteúdo versus uma campanha de pesquisa paga. Os números não mentem: para empresas de médio e grande porte, o marketing de conteúdo custa até 41% menos por lead do que a pesquisa paga. O custo médio de aquisição de clientes para uma grande empresa caiu de 108 dólares para 64 dólares por lead quando foi feito o investimento em marketing de conteúdo. Embora leve menos tempo para que uma campanha paga seja implementada, as estratégias de marketing de conteúdo geram quatro vezes mais leads.
2. Mais conteúdo gera mais tráfego no site da sua empresa.
As empresas que possuem blogs têm 434% mais páginas indexadas do que as marcas sem blogs. Quanto mais você publica conteúdo, mais frequentemente o Google aumentará sua page rank. Quase metade dos indivíduos com idade entre 18 e 49 anos já recebe a maioria das notícias on-line, portanto, marque sua presença digital. Como 77% dos usuários da Internet lêem blogs, essas informações são uma maneira sutil de atrair a atenção do público. Afinal, 70% das pessoas prefeririam aprender sobre uma empresa através de um artigo do que de um anúncio. Então, mãos à obra e comece a produzir conteúdo!
3. O marketing de conteúdo fornece de forma consistente mais leads prontos para vendas do que anúncios pagos.
Pesquisa mostra que 82% dos clientes têm uma visão mais positiva de uma empresa depois de ler seu conteúdo personalizado, e 70% dos clientes se sentem mais próximos de uma marca depois de se envolver com seu conteúdo. Como resultado, 74% das empresas descobriram que a qualidade e a quantidade do que produzem têm aumentado à medida que o marketing de conteúdo vem sendo aplicado. Ao criar um conteúdo personalizado, que ajuda a educar seu cliente, sua marca se torna uma fonte confiável ao qual ele pode recorrer sempre que precisa de uma solução. No entanto, os clientes gastam apenas uma média de 37 segundos em cada artigo. Esteja ciente, portanto, de que sua mensagem capta a atenção deles desde o início.
5 ferramentas essenciais para a criação de conteúdo
Após a elucidação dos pontos acima, quero te recomendar 5 ferramentas fundamentais para a criação de conteúdo. Dividi a listagem abaixo em três partes: planejamento de conteúdo, produção de conteúdo e análise SEO. Confira!
Ferramentas para planejamento de conteúdo:
1. Google Trends e Answer the Public
Na verdade, aqui eu recomendo duas ferramentas para obter insights para o planejamento de conteúdo. A primeira delas é o Google Trends que, como o próprio nome diz, tem a finalidade de te apresentar as tendências do rankeamento do Google. Ou seja, essa ferramenta mostra o volume de busca de uma palavra-chave. Você pode até mesmo segmentar as buscas por local e período de tempo em que ocorreram.
O Answer The Public também te auxilia com insights de pautas e seu funcionamento é bem simples: basta inserir uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados serão extraídos e a ferramenta gera variações e combinações de palavras com base nas procuras feitas no Google. Os resultados te sugerem uma infinidade de tópicos que podem ser desenvolvidos na produção de conteúdo.
[Ferramentas para produção de conteúdo]
2. Headline Analyzer
Estudo mostra que a taxa de clique em um conteúdo pode variar até 400% em função do título. Portanto, um título que converte em cliques deve ser cativante, resumir a ideia do artigo e deixar claro em poucas palavras porque o leitor deveria acessar aquele conteúdo. Para se certificar se está no caminho certo, recomendo o uso da ferramenta Headline Analyzer, que tem o objetivo de analisar a qualidade para títulos de artigos. Basta inserir o título de um post e verificar se ele se enquadra nos bons padrões de SEO, seja pelo tamanho ou posição das palavras.
3. Google Docs
Muitas vezes o tempo para produção de conteúdo é escasso e se existe uma ferramenta para otimizar esse tempo, melhor, não é mesmo? Sendo assim, trago aqui a recomendação do Google Docs, que é um editor de texto gratuito, enxuto e rápido. Três vantagens para usar o Docs:
- Todo e qualquer conteúdo que você registre na ferramenta vai sendo salvo automaticamente. Ou seja, a possibilidade de você perder um trabalho praticamente inexiste. E você ainda pode configurar para que o conteúdo seja salvo offline;
- Porque o conteúdo fica salvo na nuvem, você pode acessá-lo de qualquer lugar. Basta fazer login na sua conta Gmail;
- Você pode compartilhar documentos com outros usuários, sem a necessidade de gerar “n” versões do mesmo documento. Sem essa ferramenta, corremos o risco de deletar o arquivo errado e perder o conteúdo mais atual. Isso seria péssimo, não é?
[Ferramentas para análise SEO]
4. Ahfers
Para que você tenha um melhor rankeamento no Google, é preciso investir nas estratégias de SEO. A ferramenta Ahrefs faz uma varredura profunda de SEO do seu site, onde você verifica como está o tráfego de visitas, backlinks, palavras-chave, posicionamento, análise dos concorrentes, resultados pagos e muito mais. É uma ferramenta paga, mas possui uma versão gratuita de teste válida por 7 dias.
5. Yoast
Se você utiliza o WordPress, o plugin Yoast é essencial para o aprimoramento do conteúdo que você publica. A ferramenta avalia sua postagem completamente: título SEO, imagens, legibilidade, tamanho da headline, URL, palavra-chave, meta-descrição e outros fatores.
Plus – Dicionário de sinônimos
A nossa língua portuguesa é tão rica e apresenta tantas possibilidades para nos expressar… Então, por que repetir palavras e tornar o conteúdo cansativo para o leitor? O Dicionário de Sinônimos é uma ferramenta que não abro mão. Estou sempre consultando as palavras e termos que vou usar nos meus artigos, para deixá-los mais ricos e atraentes para os visitantes. Eu recomendo que você faça o mesmo e pela ferramenta ser online e gratuita, você pode consultá-la a qualquer momento e lugar.
Reitero aqui que o conteúdo é rei na era da transformação digital e você deve investir nessa estratégia a fim de se destacar no mercado online. Sempre tenha como prioridade a produção de conteúdo qualificado, que gere valor ao seu cliente e entregue resultados assertivos para suas necessidades.
Agora eu quero saber das suas experiências com a produção de conteúdo. Deixe seu comentário logo abaixo!
Sandra Turchi – Keep digital.