A era digital revolucionou a maneira como nos relacionamos com outras pessoas por meio das redes sociais, influenciando até o modo como nos comportamos e transmitimos nossa imagem, competências e habilidades. O conjunto de valores que nos definem e a percepção que os outros possuem de nós são essenciais para a construção de uma marca pessoal forte e atrativa. No entanto, a depender da maneira como entregamos esses valores à sociedade, essa imagem pode ser negativa e prejudicar nossos objetivos.
Recentemente, a cantora Karol Conká se envolveu em várias polêmicas ao participar do reality Big Brother Brasil, que impactaram diretamente sua imagem. Fora da casa, ela construiu uma trajetória com debates importantes que se mostraram contraditórios durante o confinamento. A postura que a rapper adotou foi considerada abusiva e manipuladora, se tornando incoerente com a imagem que ela tinha antes de participar do reality. Os efeitos desse comportamento foram devastadores para a marca pessoal da artista. Ela perdeu meio milhão de seguidores nas redes sociais, foi afastada de um programa feminino que participava em um canal fechado, teve contratos publicitários suspensos e ainda teve a apresentação cancelada em um festival de músicas online.
Para reverter o “cancelamento” da própria imagem, a artista agiu rápido assim que saiu da casa. O primeiro passo foi reconhecer os erros e pedir desculpas, se mostrando disposta a rever muito daquilo que se tornou incoerente no seu discurso. Essa foi uma estratégia de comunicação para reparar a própria imagem.
O marketing pessoal é fundamental nesse caso, pois, se transforma na ponte para comunicar sua marca às pessoas, através de um conjunto de estratégias para atrair mais visibilidade, chamando a atenção para aquilo que você já fez ou ainda pode fazer.
Gerir essa marca pessoal exige dedicação e conhecimento, é preciso um planejamento. O Personal Branding é um conceito mais amplo para promover o seu nome como se fosse uma marca, é aquilo que te torna único. É necessário entender por quais motivos você quer ser lembrado e trabalhar essa imagem, para que o público compreenda o que tem a oferecer. Apesar de Marketing Pessoal e Personal Branding possuírem técnicas que agregam mais confiabilidade a um serviço ou produto, ambos não são iguais, há diferenças, pois, os conceitos são distintos no método de como fazer isso. Enquanto no Marketing Pessoal mostra seu produto ou serviço para que ele seja valorizado, o Branding trabalha com a construção do valor de mercado.
O Personal Branding requer tempo para construir a imagem de uma marca com qualidade, usando a percepção dos outros para valorizá-la. Nesse ponto, o diferencial será determinar o valor da sua marca ou serviço, apontando os motivos para que o seu produto ou marca seja o escolhido. Um ponto muito importante do Branding é mostrar as características que estão relacionadas à sua marca, provando a presença delas no seu trabalho.
Um Personal Branding bem elaborado tem a capacidade de transmitir credibilidade para os clientes, isso fará com que as pessoas tenham uma percepção de valor maior em relação a sua marca em detrimento de outras, pois, uma marca forte acaba se diferenciando de outras que realizam o mesmo serviço. Antes de escolher entre uma ou outra é necessário saber qual caminho você deseja seguir, analisar o serviço que é oferecido e quanto tempo você terá para construir essa imagem, pois ambos podem te ajudar de maneiras distintas.