Nos dias atuais, com o crescimento exponencial das plataformas e do fluxo de negócios online, é muito importante saber como contratar uma agência de marketing digital e, principalmente, não se decepcionar com os resultados.
Essa é uma dúvida bastante frequente e, para alguns empresários, um verdadeiro dilema. Quem já teve experiências ruins nesse segmento costuma ter uma desconfiança muito grande ao solicitar novos serviços – fica sempre uma sensação de incredulidade no ar. Isso se transforma em um desafio, tanto para quem busca uma parceria, quanto para quem oferece esse tipo de trabalho, diante de tantas barreiras para uma comunicação assertiva.
Pensando nisso, com base nas dificuldades que ouço em relatos desse mercado, resolvi compartilhar algumas boas práticas nesse mercado. E acaba se transformando em um miniguia sobre como contratar uma agência de marketing digital, para ampliar o alcance dos seus negócios e direcionar suas mensagens de forma assertiva e eficaz. Essas contribuições são frutos da minha trajetória como consultora, palestrante e professora, sendo algumas vivências que consigo dividir ao lado da agência
Digitalents, que também oferece esses serviços digitais em nosso portfólio.
Por que seu negócio deve estar no digital?
Como você já deve saber, os índices de acesso à internet no Brasil são altos, com uma predileção acima do comum pelas redes sociais, muitas vezes, em presença simultânea em duas ou mais delas.
Em termos numéricos, vou deixar aqui um dado que considero relevante, extraído da pesquisa internacional Digital 2022, produzida pela Data Reportal.
Além do grande volume de presença dos internautas locais no ambiente online, há um insight que está diretamente ligado à presença digital de seu negócio.
De acordo com o levantamento, mais de 73% dos usuários do país afirmaram que vão até a rede procurar por marcas. É nessa oportunidade que sua empresa ou serviço se encaixa, na divulgação de seu nome e na conquista de novos terrenos para a atividade.
Como contratar uma agência de marketing digital que traga retorno?
Abaixo eu listo alguns pontos fundamentais que devem estar no escopo do seu planejamento, quando existe o interesse e a necessidade em ter um parceiro digital de resultado.
Metas e budget
Esse é um olhar fundamental para o início de uma prospecção. O que você busca otimizar ou realizar com a proposta de contratar uma agência de marketing digital?
Por exemplo: aumentar o número de acessos nas suas plataformas digitais; conquistar novos clientes; alcançar determinados territórios geográficos; ter mais alunos matriculados em seus cursos; etc etc etc.
Isso significa que o objetivo é um pilar fundamental desse tipo de trabalho. É necessário saber onde se quer chegar para, a partir daí, utilizar os recursos da parceria e obter os resultados.
Esse ponto se relaciona, também, com o budget, que é o orçamento. Uma agência de marketing digital deve ter a capacidade técnica para afirmar qual o custo aproximado para chegar até a meta desejada.
É um ponto importante que deve ser analisado antes da realização do job e, assim, se estabelece uma relação mais transparente sobre o que esperar.
Definir a melhor estratégia
O marketing digital vive uma era repleta de métricas e informações que proporcionam formas concretas para trilhar caminhos assertivos em busca dos melhores resultados.
Para fazer a escolha mais indicada para suas demandas, é importante entender quais são esses recursos, técnicas, siglas e soluções. Assim, haverá um leque de possibilidades para serem trilhadas.
Vou citar apenas algumas aqui, para se ter uma ideia dessas decisões estratégicas:
- SMM – Social Media Marketing
- SEO – Search Engine Optimization
- CPC – Custo Por Clique, métrica utilizada para avaliar a eficiência de uma campanha
- UX – User Experience, as mudanças necessárias para melhorar a experiência do usuário com seu site ou serviço digital.
- Inbound Marketing –Também chamado de Marketing de Conteúdo, está relacionado à obtenção de conversão e leads por meio de produtos ricos, com informações relevantes, como e-books, vídeos, sites etc.
Isso para citar apenas algumas opções.
Sob medida
Esse ponto deve receber uma atenção especial na hora de contratar uma agência de marketing digital.
Escolha para ter como parceiro apenas quem pode oferecer serviços sob medida, as soluções chamadas de tailor made, ou seja, que sejam 100% customizadas às dores que você busca sanar.
Esqueça as fórmulas mágicas de sucesso e, também as propostas de campanhas que se assemelham a receitas de bolo. Aliás, escrevi um artigo sobre isso, para que as pessoas não acreditem em soluções milagrosas. Clique aqui para ler.
Os resultados dependem de uma relação bem alinhada, com cada detalhe se encaixando nas necessidades que você espera para sua empresa, marca ou prestação de serviços.
Experiência importa
Nesse segmento, os resultados obtidos no portfólio da agência dizem muito sobre seu potencial. Antes de fechar um contrato com um parceiro digital, busque entender suas habilidades técnicas.
Além de conhecer o potencial do time de trabalho, é recomendado buscar por cases de sucesso, depoimentos de clientes (reais) e as conquistas que já foram proporcionadas por meio das estratégias escolhidas.
Isso não significa desmerecer uma ou outra agência de Marketing Digital, mas entender qual a expertise de cada player envolvido nessa relação.
Uma agência de SEO, por exemplo, deve estar bem posicionada nos rankings de busca, tendo o domínio do seu site com autoridade correspondente à sua especialidade, concorda?
O mesmo pode ser dito sobre quem se utiliza das redes sociais para as vendas. Espera-se que o Instagram e as demais redes da agência sejam bem estruturadas – assim como as páginas de seus clientes atendidos.
Esse tipo de pesquisa tem um papel central na hora da escolha. É optar pelo melhor player e enquadrar suas habilidades naquilo que sua empresa necessita.
Uma dica final sobre como contratar uma agência de marketing digital, porém, não menos importante, está diretamente ligada ao relacionamento com as equipes.
Ter um bom fluxo de comunicação com os times que vão tratar das demandas internas pode ser um diferencial e tanto na obtenção de bons resultados.
Reuniões periódicas e a liberdade de fazer solicitações e expressar seus feedbacks devem fazer parte do escopo dessa parceria. São bons indicativos para uma troca duradoura e proveitosa para ambas as partes.
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