5 ferramentas digitais para RH nas empresas. Facilite seu dia-a-dia

5 ferramentas digitais para RH nas empresas. Facilite seu dia-a-dia

Ferramentas digitais para RH nas empresa

ferramentas digitais para empresas

As empresas estão enfrentando um grande processo de transformação digital por conta das mudanças impostas pelo atual cenário. O setor de RH — que por muito tempo foi visto como um departamento burocrático — ganhou espaço e ampliou sua atuação, se transformando num braço estratégico para a retenção de talentos e o aperfeiçoamento de soluções capazes de atender às necessidades da organização.

O RH enfrentou um processo de digitalização e se reinventou para participar da rotina das organizações de forma estratégica. Com o desenvolvimento de softwares de gestão e a incorporação de tecnologias pelas empresas, o setor de RH passou a necessitar de ferramentas digitais para facilitar nas análises de dados para que a tomada de decisões seja mais estratégica e assertiva. Por isso, não dá para desprezar essas ferramentas digitais que podem ajudar nos processos no dia a dia das companhias.

No entanto, não basta apenas implementar um novo software, é preciso promover uma mudança nos processos e na forma como as pessoas do departamento atuam. A tecnologia se tornou fundamental para dar suporte e fornecer uma integração com os recursos humanos, mas sem uma equipe capacitada, não há ferramenta digital que resolva os problemas.

5 ferramentas digitais para RH nas empresas. Facilite a rotina de trabalho:

1- Plataforma de apoio aos processos de recrutamento e seleção

Um dos processos que mais demandam tempo e dedicação por parte dos colaboradores de RH são os recrutamentos e seleções de candidatos. Digitalizar essas etapas e incorporar ferramentas de inteligência podem fazer uma enorme diferença para a empresa.

Plataformas de envio de currículos on-line e mapeamento de comportamento dos candidatos são dois recursos que ajudam nessa etapa tornando o processo seletivo mais rápido e assertivo. Ao cadastrar o currículo, o candidato preenche o questionário que, em tempo real, determina e repassa ao recrutador o perfil comportamental do indivíduo. Assim, a empresa identifica rapidamente quais candidatos possuem aderência à sua cultura organizacional. Com essas plataformas o recrutador conta com um apoio adicional para gerenciar o avanço dos candidatos.

2- Code Assessment

É uma plataforma de avaliação, que pode ser comportamental ou técnica, para colaboradores e candidatos. Quando usada no recrutamento, ela se torna um método mais justo e democrático de avaliação. Isso porque a simples análise do currículo pode ser carregada de preconceitos e direcionamentos.

A plataforma é uma tendência no mundo corporativo, principalmente por causa da necessidade de boas práticas na contratação de profissionais. Ela também fornece subsídios para a criação de planos de carreira, promoções, transferências e muitas outras mudanças dentro da equipe.

Existem no mercado muitas plataformas de code assessment que são especializadas na avaliação de profissionais em geral. Uma delas é a Coodesh, plataforma de assessment que realiza a testagem dos profissionais, tanto no nível comportamental quanto técnico. Ela reúne métodos de avaliação para traçar um perfil comportamental o mais próximo possível da realidade.

Uma das ferramentas mais conhecidas é chamada de Disc, capaz de apontar o comportamento e as características socioemocionais da pessoa no ambiente de trabalho.

3- People Analytics

Essa é uma ferramenta fundamental para organizar os processos dentro

do RH. Coletar e analisar os dados dos colaboradores vai proporcionar dinamismo e eficiência. Com a correta análise das informações captadas ou imputadas em softwares específicos, é possível identificar padrões e assim agir de forma muito mais assertiva.

Antes de contratar um sistema é importante definir quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa para escolher um modelo que atenda às suas demandas.

A ferramenta pode ser aplicada nas rotinas de RH a partir das informações coletadas com a equipe, assim, é possível explorar o problema e mapeá-lo de maneira orientada a dados. Concentre-se nas áreas mais relevantes para o seu negócio.

4- E-learning

Após todo o processo de seleção e recrutamento, agilizar as etapas de treinamento é essencial para que o colaborador possa se integrar ao time o quanto antes. Por isso, vale a pena investir em uma ferramenta de treinamentos on-line.

Além disso, o atual cenário permite que muitos colaboradores exerçam suas atividades no home office. Oferecer a possibilidade de treinamento por plataformas virtuais elimina as barreiras físicas, assim, é possível participar de cursos e treinamentos de qualquer lugar.

A ferramenta também permite que o departamento de RH acompanhe a evolução dos processos e faça a gestão na plataforma.

Pensando na aplicação no meio corporativo, é possível usar essa ferramenta como método de implementação de treinamentos e desenvolvimentos dos colaboradores, por meio de cursos e atividades de aperfeiçoamento.

5- Inteligência artificial e Ferramentas digitais para RH nas empresa

Outra tecnologia que está ganhando espaço entre as empresas é a aplicação por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina para prever pedidos de demissão e reter talentos.

O sistema fornece informações a partir do engajamento em atividades e adesão dos colaboradores. Assim, a ferramenta pode indicar ao líder do setor quais as principais ações para evitar as perdas, já que pedidos de demissão geram custos e podem afetar a produtividade.

A equipe terá em mãos informações valiosas sobre o profissional, como padrões de comportamento, valores, habilidades interpessoais, dentre outras questões que podem fazer a diferença na rotina de RH.

Veja o que a inteligência digital pode porporcionar, e as tendências que ela vem criando. Você pode aplicá-la em seu negócio para obter mais sucesso.
(clique aqui e veja tudo sobre Machine lerning

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.