webisummit - tecnologia - eventos - marketing digital - inteligencia artificial

Web Summit Rio – por que ele é tão relevante?

Se me perguntam o que esperar do Web Summit Rio 2023 eu imediatamente penso nas múltiplas experiências que um evento dessa magnitude pode propiciar.

Aliás, essa é uma dúvida muito comum que existe no mercado como um todo. Até que ponto a presença em eventos assim pode ser um diferencial para sua carreira e seu negócio?

Sou suspeita, já que em minha trajetória sempre priorizei esse tipo de iniciativa – seja na audiência, na organização ou participação em painéis e palestras.

Um exemplo recente foi a Rio2C, o maior evento de criatividade e inovação da América Latina, em abril, onde participei de um painel sobre a Bolha da Internet.

Antes disso estive no Web Summit em Lisboa em 2022 e 2019, no DES Madrid por duas vezes, na NRF em Nova York em pelo menos três edições, e por aí vai. Acredito muito no potencial de troca, aprendizado e conexões que podem se converter em negócios futuros ao se participar desses eventos.

Esse em especial será incrível, na minha percepção, tendo em vista a quantidade de oportunidade que temos no Brasil e que o brasileiro prefere fazer negócios com brasileiros, e ali estaremos reunidos com diversos tipos de empresas e startups, com mais de 20 mil pessoas interessadas na expansão dos seus negócios.

E aqui neste material quero tratar um pouco sobre como aproveitar melhor, obter reflexões, realizar conexões e, principalmente, trazer mais detalhes sobre o que esperar do Web Summit Rio 2023.

Por que o Web Summit Rio é tão relevante?

Muito se tem falado sobre o Web Summit Rio pelo fato de ser a primeira vez que o evento, com essa assinatura, acontece na América Latina. Para que o encontro ocorresse no Brasil, em terras cariocas concorrentes de peso como Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) foram desbancados.

Em linhas gerais, pode parecer um encontro com temáticas de tecnologia e tendência como qualquer outro, não é mesmo?

Não é.

Estamos falando aqui de um mega encontro que vai acontecer entre 1 e 4 de maio de 2023, com o anúncio de reunir 900 startups, 500 investidores e 500 jornalistas de mais de 100 países. E tudo isso tem por objetivo dar voz às pessoas e empresas que estão redefinindo a forma como a indústria da tecnologia opera nos dias de hoje.

E, é claro, relevância gera procura: os ingressos foram vendidos para mais de 20 mil participantes – sendo esgotados em tempo recorde (foi o mais rápido de todas as edições da história do grupo).

Mas o que tanto motiva essa busca pela participação? Acredito que os assuntos a serem tratados e as conexões que podem ser criadas são os principais combustíveis para essa jornada. Vejam só os exemplos a seguir.

Uma personalidade fez história ao ter um cargo de relevância na gigante Google e servir como um farol sobre os riscos da centralização de dados nas big techs. Enquanto o mundo celebra, ela ainda é uma voz consciente sobre os riscos do uso descontrolado da Inteligência Artificial.

 

Em 2013, outra personalidade, ex-combatente do Exército Norte-Americano, enfrentou uma das maiores e mais temidas instituições do planeta, ao vazar 700 mil arquivos secretos do Departamento de Estado dos EUA. Após essa polêmica mundial e, inclusive, um período na prisão, hoje compõe uma importante voz na luta pela privacidade e segurança dos dados na rede. 

 

E, ainda, um empresário que passou a infância em uma favela do Guarujá (SP) e hoje detém uma poderosa holding de mídia, cinema, música e criatividade, com sucesso extremo nas mais diversas plataformas e mais de 66,5 milhões de seguidores no YouTube. 

Se você ainda não reconheceu, nos três parágrafos anteriores eu resumi um pouco da vida dos seguintes indivíduos, respectivamente:

• a presidente da Signal, Meredith Whittaker;
• a consultora de segurança digital da Nym, Chelsea Manning;
• o empresário, diretor, produtor e youtuber brasileiro, Konrad Dantas, o KondZilla.

Todos eles farão parte das atrações programadas no Web Summit Rio, isso para citar apenas poucos exemplos de uma infinidade de temas e pessoas que farão parte do evento.

Temas em alta para o evento:

Os tópicos listados acima dão uma boa dica sobre alguns dos múltiplos pilares que devem passar pelos speakers do Web Summit Rio 2023. Mas não se engane, o evento é repleto de conteúdos incríveis, numa dinâmica exaustiva de múltiplas salas paralelas, às vezes distantes, inviabilizando assistir ao que se gostaria. Por isso, o melhor é se preparar antes, para poder aproveitar.

Segurança da informação:

Em tempos de adaptações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse tópico continua efervescente e exige, do mercado, uma resposta prática à altura.

Um exemplo bem simples da segurança da informação, que é frequentemente abordado por especialistas da área, inclusive Manning, da Nym, está na facilidade como a população em geral fornece um alto volume de informações, gratuitamente, para as big techs.

Imagine, por exemplo, como é intuitiva e viciante a interação com a rede social Tik Tok. Você já experimentou? Com poucos minutos e alguns toques da ponta dos dedos na tela, o algoritmo é capaz de “ler” suas preferências.

Temas que lhe fascinam passam a aparecer, um após o outro, com uma duração atrativa, que costuma girar na casa de 1 minuto. Para quem produz conteúdo nessa plataforma, é muito comum ferramentas que capturam o rosto dos usuários.

Essa é, apenas, uma das abordagens. Quais os limites e consequências dessas interações? Esse tipo de pauta estará em discussão no Web Summit Rio 2023.

Inteligência Artificial:

É claro que a IA não ficaria de fora dos holofotes que terão atenção mundial.

Recentemente, escrevi um artigo sobre esse assunto, que tratava sobre a potencialidade dos recursos de inteligência artificial para o seu negócio – ou seja, muitas delas já estão, há anos, em operação. Clique aqui para ler.

Certamente, os tópicos que estarão em alta no Web Summit Rio estão ligados a outros quesitos, como ferramentas de interação com imagens como o Midjourney e o polêmico Chat GPT.

Além disso, a conversa deve girar em torno dos rumos, limites e regulamentação das interações cada vez mais impressionantes das máquinas.

Bom, basta lembrar que, há pouco mais de um mês, intelectuais e executivos de grandes empresas de tecnologia chegaram a vir a público pedindo uma interrupção temporária no desenvolvimento de pesquisa avançada em IA, temerosos dos riscos.

Empreendedorismo digital:

Na era dos youtubers, influencers, videomakers e das grandes ideias de negócios digitais – como conseguir destaque nesse cenário?

Como crescer em um universo ainda abalado pela crise das demissões nas big tech no pós-pandemia? Você poderá ler um pouco mais sobre isso neste artigo anterior.

Quais os caminhos que os grandes empresários do setor estão trilhando, além das oportunidades em financiamento, aprendizagem e boas práticas nesse segmento.
É muito enriquecedor conhecer as diversas startups que expõem no evento para ter uma ideia sobre o que está sendo criado em diferentes frentes de negócios, como entretenimento, saúde e beleza, mercado pet, mercado financeiro, RH e outros. Quando estive no último Web Summit em novembro de 2022 fiquei impressionada com a quantidade de ideias interessantes que estão em movimento.

Enfim, é possível esperar do Web Summit Rio uma grande convergência de assuntos importantes e que serão definidores para os próximos passos do mercado de tecnologia brasileiro, como um todo e que será muito relevante para o cenário de negócios carioca, sem dúvida.

Estarei presente no centro de convenções Riocentro durante o Summit e você pode acompanhar de perto alguns insights sobre os painéis no meu Instagram e no meu LinkedIn.

Vou compartilhar tudo sobre o evento em meu instagram. Quer acompanhar? 
Clique aqui! 

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.