Checklist: como aplicar o Agile Marketing na sua empresa

Checklist: como aplicar o Agile Marketing na sua empresa

Siga o passo a passo e implemente esse método de gestão que aumenta a produtividade e garante a entrega de melhores resultados.

Como expert em Marketing Digital, já apresentei uma série de artigos que tratam de estratégias para você fortalecer o relacionamento com seu cliente e alavancar seu negócio. São tantas estratégias a serem aplicadas que pode ser complicado gerenciar uma rotina de execução. E a saída não é necessariamente contratar mais pessoas. Por isso, vamos aqui falar sobre a tendência de mercado Agile Marketing (Marketing Ágil), que é um método de gestão que contribui para o aumento da produtividade, entrega de melhores resultados e fomento à inovação.

Em outras palavras, posso afirmar que o Agile Marketing é uma metodologia que foca no equilíbrio entre a execução das tarefas e a flexibilidade necessária para fazer mudanças de última hora no planejamento.

Como isso funciona na prática? O Agile Marketing baseia-se em pegar uma estratégia e dividi-la em tarefas menores, que devem ser realizadas em ciclos. Ao fim de cada ciclo, uma parte da estratégia é executada. E isso acontece sucessivamente até o alcance do resultado ou atualização da estratégia para atingir o resultado esperado.

Inspirada no próprio método de gestão, irei abordar o Agile Marketing nesse artigo de acordo com a divisão abaixo. Boa leitura!

● O que é Agile Marketing?
● Números atuais do Agile Marketing
● Como surgiu a metodologia ágil?
● Vantagens de trabalhar com o Agile Marketing
● Passos para aplicar o Agile Marketing
● Conclusão

O que é Agile Marketing?

Em um mundo configurado pela transformação digital e alta competitividade, as empresas devem buscar cada vez mais uma metodologia de gestão que se adeque às novas exigências do mercado, que demanda, prioritariamente, a entrega de valor ao cliente de forma transparente, otimizada e colaborativa. O Agile Marketing é uma assertiva solução para eliminar gargalos nas estratégias e potencializar essas entregas, garantindo assim a maior satisfação do cliente.

De que forma essas entregas acontecem? Durante o desenvolvimento da própria estratégia, fracionando-a em entregas incrementais, para atingir uma meta estabelecida a cada fase, até a conclusão final da entrega total do resultado. Essa metodologia difere do tradicional modelo cascata, onde todas as etapas são seguidas de forma sequencial.

E dentro do contexto da transformação digital e mundo VUCA, a abordagem tradicional tem sido vista como um modelo muito rígido, demorado e trabalhoso, além de apresentar muitos problemas de gestão, pois uma etapa só é iniciada quando a anterior for inteiramente concluída. O Agile Marketing, então, surge para lançar luz sobre esses processos e “encurtar o caminho” entre a ideia e o produto final.

Isso não significa que ser ágil é desenvolver toda a estratégia de maneira mais rápida. O que o Agile Marketing permite é entregar valor mais rápido ao cliente, já que as metas são alcançadas em em ciclos iterativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade ao processo. O Agile Marketing deixa muito mais claras e ajustáveis as definições do que será entregue a cada etapa, permitindo mudanças de toda natureza nas fases seguintes.

Ao comparar o Marketing Tradicional com o Agile Marketing, podemos ver as seguintes principais diferenças.

Marketing Tradicional
– Construção de planejamentos longos e com apresentações extensas.
– Campanhas grandiosas, com altos recursos de pesquisa e processos burocráticos de aprovação.
– Lançamento das campanhas após meses de trabalho.
– Avaliação de resultados somente após o fim de todo o processo.

Agile Marketing
– Construção de planejamentos enxutos e realizados em curtos períodos.
– Busca das melhores soluções de forma ágil, aplicando uma maneira mais eficiente de testar as estratégias propostas.
– Mensuração de resultados ao fim de cada ciclo e realização dos ajustes necessários para os seguintes.
– Documentação dos aprendizados para que as conquistas sejam replicadas e os erros não sejam repetidos.

Como surgiu a metodologia ágil?

Basicamente, a metodologia Agile foi criada para o desenvolvimento de softwares, para solucionar problemas com um possível delay entre as necessidades do cliente e as entregas. Em 2001, portanto, um grupo de programadores dos Estados Unidos lançou o Manifesto Ágil, atestando uma metodologia que traz como objetivo satisfazer os clientes ao entregar com agilidade e maior frequência as versões do software, conforme as necessidades.

Esse manifesto possui quatro premissas:

1. Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas.
2. Um software que funciona é mais importante do que uma documentação completa.
3. Colaboração com os clientes é mais importante do que negociações contratuais.
4. Responder às mudanças é mais importante do que seguir um plano.

Com o passar do tempo, outras áreas começaram a perceber a possibilidade de êxito em seus projetos ao adotar essa forma de gestão. E por que isso? Justamente porque atualmente não há mais tempo para ficar esperando pela conclusão de um projeto inteiro. As empresas anseiam pela otimização do tempo e dos recursos e, naturalmente, dos resultados.

Na área de marketing, ser ágil em projetos significa oferecer oportunidades de negócio ou soluções de maneira criativa e efetiva aos seus clientes. Nesse contexto, a utilização de dados e análises são a base para a tomada de decisão, avaliando os resultados das suas campanhas e renovando rapidamente em cada ciclo de projeto. Com o auxílio de frameworks de metodologia ágil – por exemplo, Scrum e Lean -, a equipe de marketing pode executar centenas de campanhas simultaneamente, criar novos conteúdos e facilmente gerenciar novas ideias e prioridades dos consumidores.

Vantagens de trabalhar com o Agile Marketing

Ao longo desse artigo, você já pode ter notado que o Agile Marketing é uma abordagem favorável para seu negócio. Para reiterar sua importância, listo logo abaixo as principais vantagens.

● Agilidade e eficiência nas entregas e na execução do projeto como um todo, pois é uma metodologia totalmente baseada em dados e aprendizagem.
● Flexibilidade para propor alternativas e chegar à melhor solução possível, devido às tarefas serem executadas em ciclos iterativos.
● Redução de riscos e economia de recursos por meio de entregas mais assertivas e de alta qualidade.
● Visão 360º do processo ao permitir que o (a) gestor (a) saiba em pouco tempo o que está acontecendo, o que vai acontecer e quais são os resultados.
● Processos melhor organizados por prioridades, evitando a realização de demandas inúteis.
● Maior alinhamento e relação mais transparente entre sua empresa e seus clientes, com uma rápida resolução de possíveis conflitos.
● Melhoria do clima organizacional entre as áreas envolvidas, abrangendo uma equipe de marketing multidisciplinar.
● Aumento da credibilidade, confiabilidade e autoridade da organização dentro do mercado onde atua.

Passos para aplicar o Agile Marketing

Agora que você compreende o que é o Agile Marketing e a importância para seu negócio, quero te apresentar os passos para que essa metodologia seja aplicada no dia a dia. Vamos lá?

Primeiro passo – Selecione uma ferramenta de gestão. Há uma série de ferramentas disponíveis no mercado, como Trello, Jira, Evernote, que possibilitam a gestão de múltiplas campanhas. Selecionada a ferramenta, crie um novo board ou projeto.

Segundo passo – No board, crie as listas necessárias para você visualizar o trabalho da equipe ao longo da semana: To-do, Pendências, Doing e Done. Feito isso, é fundamental que cada pessoa da equipe tenha sua própria lista, onde irá conter as tarefas individuais e respectivos status de execução, além de novas atividades ou necessárias alterações a serem executadas nos ciclos posteriores.

Terceiro passo – Engaje os membros da equipe a gerenciarem os backlogs pessoais,
repartindo cada tarefa em checklists e registrando os status de cada uma. Ao visualizar os backlogs preenchidos, você já poderá ter uma ideia do volume de trabalho planejado de cada colaborador.

Quarto passo – Faça sua primeira reunião de planejamento ou Weekly Planning. Aqui é o momento de estabelecer prioridades e alinhar a estratégia com toda a equipe. Com essa ação, o (a) gestor (a) auxilia os colaboradores a verem o planejamento como um todo e permite que cada pessoa compreenda a importância da sua função para melhor funcionamento da equipe.

Quinto passo – Ao fim de cada jornada de trabalho, realize reuniões diárias. A ação é estabelecer um momento em que todos os integrantes respondem rapidamente às três seguintes perguntas:

● O que consegui entregar hoje?
● Quais obstáculos surgiram no processo de execução?
● Qual o melhor e pior cenário que posso apresentar? (Abro um parêntese nesse ponto para explicar que o compartilhamento de boas práticas e erros percebidos é bastante válido, pois essa comunicação transparente pode gerar insights e incentivar a ajuda mútua).

Sexto Passo – Ao começar um novo ciclo, antes de seguir os passos acima, revise o que aconteceu no ciclo anterior. Utilize as perguntas abaixo como um parâmetro.

● Foi possível entregar tudo que foi planejado?
● Quais os principais obstáculos encontrados e o que fazer para evitar que eles surjam novamente?
● É possível mensurar melhor o quanto cada integrante consegue entregar?

Como complemento, trago aqui três dicas fundamentais para você incorporar o Agile Marketing.

[Dica #1] Forme uma equipe multifuncional

É fundamental que os colaboradores tenham todas as habilidades necessárias para que as tarefas de cada ciclo sejam realizadas de forma rápida e com qualidade. Isso não significa, necessariamente, que você deve contratar mais pessoas e montar grandes equipes. Você pode trabalhar com times enxutos, contanto que o alinhamento seja constante e a comunicação sempre direta e transparente.

[Dica #2] Fomente uma cultura organizacional colaborativa

Mais acima te indiquei que a reunião diária é um dos passos para aplicar o Agile Marketing. O objetivo aqui não é coletar informações sobre qual tarefa está pendente e quem está atrasado. A reunião é o momento propício para que os membros da equipe assumam compromissos perante os demais e deixem todos a par das ações já feitas e quais ainda precisa ser realizadas.

[Dica #3] Mude seu mindset para a gestão ágil de planejamentos

No Agile Marketing, os planejamentos não podem ser pensados a prazos de 6 ou 12 meses. A transformação digital passa por constantes mudanças e os planejamentos longos acabam por gerar desperdício de tempo e dinheiro. Ao adotar um modelo ágil, pense em entregas iterativas e incrementais de até 30 dias. Com isso, você poderá verificar o que está funcionando, alterar o que não está funcionando e adaptar o que pode ser melhorado.

Conclusão

Devido ao ritmo acelerado da transformação digital, uma concorrência ainda mais acirrada, um consumidor sempre mais exigente e pressões por constantes inovações, estamos vivendo uma tendência para o Agile Marketing. Após compartilhar esse valioso conhecimento, eu passo a bola para você: de que maneira você está otimizando a execução das tarefas na sua empresa e entregando resultados mais assertivos a seus clientes? Deixe seu comentário logo abaixo, que terei grande prazer em acompanhar as suas experiências.

Sandra Turchi – Keep Digital.

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Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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